sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Design desponta como um dos principais atributos de compra de um veículo

Pesquisa da Bain destaca que atributos relacionados ao design ganham relevância, especialmente entre proprietários de carros mais novos.

Uma pesquisa conduzida pela Bain por meio da plataforma NPS Prism revela que, no contexto das decisões de compra de veículos no Brasil, os consumidores valorizam atributos como segurança, custo-benefício e estrutura. No entanto, entre os proprietários de automóveis mais recentes (ano/modelo 2020 em diante), aspectos relacionados ao design ganham até 12 pontos percentuais a mais de relevância em comparação com os donos de carros mais antigos.

Segundo a pesquisa, a segurança continua sendo o atributo mais relevante para os consumidores brasileiros ao escolher um veículo. No entanto, para proprietários de carros mais novos, o design torna-se um fator mais significativo, refletindo uma mudança de valores e uma maior conscientização das práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).

- Publicidade -

A sustentabilidade, embora seja o atributo menos mencionado, registrou um aumento de 11 pontos percentuais na pesquisa em comparação com anos anteriores. Esta evolução, juntamente com o crescimento em entretenimento (+16pp) e design exterior (+12pp), reflete a crescente importância desses fatores na decisão de compra dos consumidores.

O estudo revela que, durante o processo de compra, quase metade dos consumidores em busca de um veículo procura informações específicas sobre motor, cores e examina fotos e vídeos do veículo para avaliar seu design. A falta de opções de veículos com características desejadas pode afetar drasticamente a satisfação do cliente, chegando a uma queda de até 22 pontos percentuais no Net Promoter Score (NPS) da jornada de compra.

Em relação à recomendação de veículos a amigos ou parentes, o design interior é mais citado do que o design exterior. Características como visual, conforto e ergonomia são especialmente valorizadas por proprietários de SUVs e pick-ups, mulheres, clientes de classes sociais mais altas e faixas etárias acima de 30 anos.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn