Uma pesquisa conduzida pela Bain por meio da plataforma NPS Prism revela que, no contexto das decisões de compra de veículos no Brasil, os consumidores valorizam atributos como segurança, custo-benefício e estrutura. No entanto, entre os proprietários de automóveis mais recentes (ano/modelo 2020 em diante), aspectos relacionados ao design ganham até 12 pontos percentuais a mais de relevância em comparação com os donos de carros mais antigos.
Segundo a pesquisa, a segurança continua sendo o atributo mais relevante para os consumidores brasileiros ao escolher um veículo. No entanto, para proprietários de carros mais novos, o design torna-se um fator mais significativo, refletindo uma mudança de valores e uma maior conscientização das práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).
A sustentabilidade, embora seja o atributo menos mencionado, registrou um aumento de 11 pontos percentuais na pesquisa em comparação com anos anteriores. Esta evolução, juntamente com o crescimento em entretenimento (+16pp) e design exterior (+12pp), reflete a crescente importância desses fatores na decisão de compra dos consumidores.
O estudo revela que, durante o processo de compra, quase metade dos consumidores em busca de um veículo procura informações específicas sobre motor, cores e examina fotos e vídeos do veículo para avaliar seu design. A falta de opções de veículos com características desejadas pode afetar drasticamente a satisfação do cliente, chegando a uma queda de até 22 pontos percentuais no Net Promoter Score (NPS) da jornada de compra.
Em relação à recomendação de veículos a amigos ou parentes, o design interior é mais citado do que o design exterior. Características como visual, conforto e ergonomia são especialmente valorizadas por proprietários de SUVs e pick-ups, mulheres, clientes de classes sociais mais altas e faixas etárias acima de 30 anos.