terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Ford F-150 combina poder e eficiência energética

A Ford, com a Nova Ranger, a F-150 e a Maverick tem a linha de picapes mais avançada do mercado.

A F-150, líder e referência mundial das picapes, foi uma das primeiras novidades da Ford ano passado e causou forte impacto no segmento. As primeiras 500 unidades se esgotaram em questão de minutos e ela deve fechou o ano com cerca de 1.000 emplacamentos, que equivalem a 11% do segmento de picapes grandes.

- Publicidade -

A Ford, com a Nova Ranger, a F-150 e a Maverick tem a linha de picapes mais avançada do mercado.


A F-150, picape mais famosa do mundo, está disponível em duas versões: a esportiva Lariat, que estamos avaliando, com itens de acabamento externo escurecido, e a topo de linha Platinum, de luxo, com elementos cromados.

Temos a motorização V8 5.0 gasolina com 405 cv, torque de 56,7 kgfm ou 556 Nm, e transmissão automática de 10 velocidades, além de pacote off-road completo com tração 4×4, bloqueio eletrônico do diferencial e oito modos de condução.

Já falando em Mecânica Online, esse conjunto é o mesmo usado no Mustang, com uma calibração adaptada para picapes, e dá à F-150 o desempenho de um esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, sem abrir mão do consumo.

- Publicidade -

Com auxílio da grade aerodinâmica ativa e do sistema auto start-stop, ela faz 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, o que permite uma autonomia de mais de 1.000 km com o tanque estendido de 136 litros.

A F-150 é gigante, com 5,88 metros de comprimento e 1,96 metro de altura. E ela traz um recurso extra que amplia ainda mais a sua versatilidade: os modos de condução.

Sobre os modos de condução temos Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve Intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Rebocar/Transportar. Eles são selecionados por um botão rotativo no painel e mudam o comportamento da picape.

Eles alteram parâmetros como trocas de marcha, aceleração, peso da direção e controle de estabilidade e tração para oferecer a melhor resposta em cada situação.

Além de variar a aceleração, a troca de marchas e o peso da direção, eles ajustam a tração – 4×2 High, 4×4 High, 4×4 Auto ou 4×4 Low –, o bloqueio do diferencial traseiro e o controle de estabilidade para oferecer a melhor resposta em cada situação de rodagem. Imagens no painel digital exibem a configuração ativada.

- Publicidade -

Normal – Sempre que se dá a partida, a F-150 está nesse modo padrão e exibe uma mensagem no painel perguntando se você deseja voltar ao último modo de condução selecionado. Ele traz uma combinação de potência, conforto e economia de combustível que atende a maioria das condições de uso no dia a dia, com tração 4×2.

Eco – Modula a progressão do pedal em acelerações e gerencia a troca de marchas para otimizar a economia de combustível, usando a tração 4×2.  

Esportivo – Alonga as trocas de marchas, torna o mapeamento do pedal mais agressivo e a direção mais responsiva, com acionamento da tração 4×4 automática para priorizar a entrega de potência e o veículo acelerar mais rápido.

Escorregadio – Indicado para pisos com pouca aderência, como estradas cobertas de água ou gelo. Otimiza o mapa do pedal do acelerador para uma entrega de torque mais suave, junto com a tração 4X4 automática, e aumenta a sensibilidade do controle de tração e estabilidade.

Neve Intensa/Areia – Aumenta a sensibilidade do acelerador, aciona a tração 4X4 High e o bloqueio do diferencial para otimizar o torque em terrenos com superfícies deformáveis, como areia ou neve macia, em velocidades mais elevadas.

Lama/Terra – Otimiza o mapa do pedal do acelerador para entrega imediata de torque e aumenta a rotação do motor antes das trocas de marchas. Seleciona também a tração 4×4 High e o bloqueio do diferencial, facilitando a travessia de terrenos enlameados, esburacados ou irregulares.

Rocha/Avanço Lento – Feito para situações off-road extremas, em que a picape precisa escalar pedras. Adota um gerenciamento mais pesado de troca de marchas e de resposta do acelerador, com acionamento da tração 4X4 Low e do bloqueio do diferencial.

Rebocar/Transportar – Otimiza a troca de marchas para uma entrega gradual de torque e potência, proporcionando uma condução mais suave e confortável. Aciona a tração 4X2 e o controle de estabilidade específico para trailer, que evita oscilações. A F-150 pode rebocar até 3.515 kg.

Vamos de novo de Mecânica Online? Na F-150 a estrutura do chassi é de aço e a cabine e caçamba feitas com quatro ligas diferentes de alumínio de alta resistência, usadas também em aplicação militar, que renderam muitas patentes e prêmios para a Ford.

Sabe o que isso significa? Além de aumentar em 29% a rigidez na parte frontal e em 5,8% a rigidez torcional, esse material inovador contribui para reduzir em 200 kg o peso do veículo, beneficiando a performance, o consumo de combustível e a capacidade de carga.
Ao entrar na cabine da F-150, é impossível deixar de notar a grande tela de 12” do sistema, instalada no centro do painel.

Com alta resolução e sensível ao toque, ela pode ser dividida para controlar várias funções simultaneamente e conta também com botões físicos, fazendo um equilíbrio ideal entre tecnologia e conveniência.

Na parte central ficam os controles de áudio, telefone, favoritos, aplicativos, configurações e funções do veículo, que podem ser personalizados.

Uma tela secundária, do lado direito, dá acesso a outras informações, como inclinação lateral, frontal e ângulo de esterço do volante em rodagem off-road e parâmetros de economia de combustível.

Esse espaço da tela serve também para o controle das câmeras 360° com visão panorâmica em torno da picape, da iluminação externa 360° com luzes de LED e acionamento por zona e do assistente de engate e manobra de trailer. Todos os comandos são feitos com o auxílio de gráficos na tela, de forma muito intuitiva.

No console central, a manopla de câmbio 100% retrátil permite criar uma mesa de apoio para equipamentos, como laptops.

Entre outros equipamentos temos teto solar panorâmico, ajuste elétrico dos bancos, volante e pedais com memória e sistema multimídia SYNC 4 de nova geração. A conexão é sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

A picape dispõe de ajuste elétrico com memória para o banco do motorista (10 posições), para o banco do passageiro (8 posições), volante (altura e profundidade) e pedais. O assento traseiro pode ser facilmente rebatido para acomodar bagagens e, abaixo dele, há um prático compartimento de 55 litros com chave.

A caçamba de 1.370 litros é dotada de tampa com acionamento elétrico, escada de acesso, iluminação em LED, tomada de 110 V e revestimento protetor especial.

A caçamba comporta 1.370 litros, destaque no segmento e possui capacidade de carga de 728 kg na versão Lariat que estamos avaliando, tomada de 110V, iluminação LED, nichos com trava e protetor Spray-in. Ambas podem rebocar 3.515 kg e já vêm com receptor de engate e preparação elétrica para trailer, controle de freio e de oscilação de reboque.

Suas tecnologias de assistência incluem piloto automático adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres, câmera traseira com detecção de objetos e assistência em descidas, manobras evasivas e cruzamentos, entre outras.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE®

Motor
Transmissão
Itens de Série
Espaço Interno
Conforto
Segurança
Eficiência energética
Manutenção
Design
Conectividade
Custo x Benefícios

Resumo

A Ford F-150 chega para atender a um pedido antigo dos amantes de picapes, em um momento competitivo do mercado, disponibiliza mais de 15 opções de acessórios e tem preço sugerido de R$ 479.990. Mas ela não está sozinha. A Ram 1500 Limited e a Chevrolet Silverado estão prontas para a disputa.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança
A Ford F-150 chega para atender a um pedido antigo dos amantes de picapes, em um momento competitivo do mercado, disponibiliza mais de 15 opções de acessórios e tem preço sugerido de R$ 479.990. Mas ela não está sozinha. A Ram 1500 Limited e a Chevrolet Silverado estão prontas para a disputa.Ford F-150 combina poder e eficiência energética