A Ford comemora globalmente os 60 anos do início de produção do Mustang e o Brasil não podia ficar de fora dessa festa. O melhor de tudo é que o Mecânica Online foi convidado para conhecer a sétima geração do modelo, que chega na versão única GT Performance com 488 cavalos de potência e preço a partir de R$ 529 mil.
Reportagem | Sérgio Dias | Fotos: Divulgação.
Ainda não foi possível acelerar o modelo, mas já temos a promessa da Ford que um test-drive completo com o Mustang GT Performance será realizado oportunamente. Mas isso não significa que não conseguimos sentir o desempenho dinâmico do modelo. Foi possível realizar uma volta rápida com um piloto da marca no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Tatuí, interior de São Paulo.
E nesse momento foi possível perceber o quanto o cupê esportivo evoluiu no desempenho, por exemplo. O Ford Mustang GT Performance é equipado com motor Coyote V8 5.0 de quarta geração e transmissão automática de dez velocidades com nova calibração, conjunto que entrega 488 cavalos de potência – cinco cavalos a mais que o Mach1, que tem 483 cv.
A sétima geração que chega ao Brasil conta com suspensão adaptativa MagneRide com quatro opções de ajuste, sistema de detecção automática de buracos, uma tecnologia muito útil no mercado brasileito e barras estabilizadoras herdadas do Mach 1, que aumentam a rigidez torsional.
Os freios, outro destaque que sentimos na prática durante a volta rápida, são Brembo de alta performance, tanto na dianteira como na traseira, com discos maiores e pinças com seis e quatro pistões, respectivamente. Para completar, agora as rodas exclusivas de 19” são equipadas com pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira.
Uma novidade na nova geração agrada os amantes de manobras de derrapagem. Trata-se do freio de estacionamento eletrônico Drift Brake, que amplia o leque de técnicas de pilotagem. Os recursos para pista incluem também o Line Lock para manobras de “burn out”, cronômetros e medidores auxiliares no Track Apps.
O condutor do Ford Mustang GT Performance pode calibrar a seu gosto desde a assistência elétrica da direção, a sensibilidade do acelerador, a rigidez da suspensão e o ronco do escapamento, até a aparência do painel de instrumentos para diferentes situações de rodagem.
Para isso, basta selecionar um dos cinco modos de condução disponíveis: Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag. Também é possível configurar até seis modos de condução personalizados, usando os três modos de direção elétrica, os quatro modos de escapamento e os quatro modos de suspensão, disponíveis pela primeira vez na linha, que prevalecem sobre a seleção automática.
No design a Ford fez questão de mostrar que a sétima geração do Mustang combina linhas modernas com elementos clássicos do modelo original dos anos 60. Sua frente apresenta uma nova grade, faróis full-LED e entradas de ar no capô. A traseira, em formato de cunha, exibe novas lanternas de três barras e aerofólio.
No interior o cockpit foi renovado e, segundo a Ford, inspirado em caças a jato. As telas de 12,4” e 13,2” do painel de instrumentos e do multimídia SYNC 4 formam um conjunto único, com várias opções de personalização e incluem GPS embarcado, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução e som B&O.
O volante esportivo tem a base reta, com revestimento em couro e aquecimento. Os bancos parcialmente em couro contam com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Outro recurso novo e desenvolvido pela engenharia brasileira é o Remote Rev, que permite ligar e acelerar o motor remotamente pela chave.
Os ítens de segurança incluem monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas e sensor de ré, além de piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros. O Ford Mustang GT Performance conta ainda com atualizações “over the air” para melhorar a sua segurança e performance ao longo do tempo.
A Ford inicia as vendas do Mustang GT Performance em março, com as primeiras entregas previstas para junho e será oferecido as cores Vermelho Zadar, Vermelho Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias.