domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Nissan desenvolve sistema estacionário movido a bioetanol para geração eficiente de energia

Testes iniciados na fábrica da Nissan em Tochigi visam ampliar a capacidade de geração de energia para cobrir todas as operações até 2030.

A Nissan Motor Co. Ltd. anuncia o desenvolvimento bem-sucedido de um sistema estacionário movido a bioetanol, capaz de gerar energia com alta eficiência. Inicialmente testado na fábrica da Nissan em Tochigi, no Japão, o sistema visa aumentar a capacidade de geração de energia, com o objetivo de cobrir todas as operações da empresa até 2030. Utilizando células de combustível de óxido sólido (SOFC) alimentadas por bioetanol, a tecnologia oferece uma eficiência notável de 70% na geração de energia.

- Publicidade -

A Nissan Motor Co. Ltd. alcança um marco importante ao desenvolver um inovador sistema estacionário movido a bioetanol para a geração eficiente de energia. Iniciados os testes na fábrica da Nissan em Tochigi, no Japão, a montadora busca ampliar a capacidade de geração de energia, visando cobrir todas as operações até 2030. A tecnologia adotada utiliza células de combustível de óxido sólido (SOFC), alimentadas por bioetanol, e apresenta uma notável eficiência de 70% na geração de energia, superando células de combustível de eletrólitos poliméricos (PEFC) com uma eficiência de 60%.

O SOFC é emparelhado com reformadores que operam em altas temperaturas, permitindo a geração de eletricidade a partir de hidrogênio obtido por meio da reformação de diversos combustíveis, incluindo etanol, gás natural e GLP. Essa tecnologia promissora é capaz de reduzir significativamente as emissões de carbono e contribuir para a neutralidade de carbono.

Além disso, a Nissan demonstra um compromisso significativo com a sustentabilidade ao optar por utilizar bioetanol produzido a partir de sorgo no sistema estacionário de geração de energia. O cultivo do sorgo, uma planta herbácea de crescimento rápido e resistente à seca, contribui para um ciclo de carbono neutro, absorvendo efetivamente o CO2 emitido durante a geração de energia.

Kazuhiko Murata, vice-presidente corporativo da Nissan responsável pelo Desenvolvimento e Engenharia de Produção de Motorizações, destaca o papel da empresa na promoção da eletrificação e no enfrentamento dos desafios da transição para veículos elétricos. Murata afirma que a geração de energia a partir da tecnologia SOFC é uma das forças da Nissan, que continuará contribuindo para a neutralidade de carbono com tecnologias inovadoras e exclusivas.

- Publicidade -

O compromisso da Nissan com a neutralidade de carbono em todas as suas atividades e no ciclo de vida de seus produtos até 2050 é reforçado por iniciativas como o Prêmio ESG, que reconhece e homenageia concessionários que adotam boas práticas de Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança Corporativa. A montadora visa eletrificar 100% dos equipamentos de produção até 2050, utilizando fontes de energia renováveis e tecnologias inovadoras.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança