A Nissan Motor anunciou um ambicioso plano de lançamento de 30 novos modelos até 2027, com foco em veículos eletrificados, como parte de uma estratégia para aumentar suas vendas globais e melhorar sua lucratividade.
A Nissan Motor revelou na segunda-feira seus planos para os próximos anos, com o anúncio de que lançará 30 novos modelos até o final do ano financeiro de 2027.
A montadora japonesa está apostando forte na eletrificação de sua linha de veículos, com o objetivo de que os veículos eletrificados representem 60% das vendas globais até o final da década. Este anúncio marca uma atualização em seu plano de negócios de médio prazo, com a Nissan buscando aumentar suas vendas globais em 1 milhão de veículos e alcançar uma margem de lucro operacional de mais de 6%. A empresa também está mirando retornos totais para os acionistas de mais de 30% até então.
Apesar de ter sido pioneira em veículos elétricos com o Nissan Leaf, a montadora enfrentou desafios significativos nesse setor, especialmente com a concorrência de empresas como a Tesla e a BYD. Agora, a Nissan está intensificando seus esforços na eletrificação, com 16 dos 30 novos modelos planejados sendo eletrificados.
Além disso, a Nissan está buscando reduzir significativamente o custo de seus veículos elétricos, visando torná-los comparáveis aos modelos com motor de combustão interna até 2030. Este movimento reflete a crescente demanda por veículos mais sustentáveis e eficientes em todo o mundo.
Para enfrentar os desafios e se manter competitiva, a Nissan está aberta a parcerias estratégicas, como evidenciado pelo recente anúncio de que consideraria uma colaboração com a rival Honda Motor em componentes-chave para veículos elétricos e outras áreas. Essa abordagem colaborativa pode ajudar ambas as empresas a impulsionar a inovação e enfrentar os desafios do mercado automotivo em rápida evolução.
Assegurar o crescimento do mercado por meio de uma estratégia regional sob medida – Em mercados e regiões-chave, as ações da Nissan até o ano fiscal de 2026 (exceto se indicado de outra forma) incluem:
Américas:
- Aumentar as vendas em toda a região em 330.000 unidades (no ano fiscal de 2026 e em comparação com o ano fiscal de 2023) e investir 200 milhões de dólares em experiência do consumidor nos EUA
- Nos EUA e Canadá: lançar sete novos modelos
- Nos EUA: Renovar 78% da gama de veículos de passeio para a marca Nissan, e lançar modelos equipados com a tecnologia e-POWER e com motorização híbrida plug-in
China:
- Renovar 73% dos modelos da marca Nissan e lançar oito veículos movidos a novas energias (NEVs), incluindo quatro modelos da marca Nissan
- Objetivo de venda de 1 milhão de unidades no ano fiscal de 2026, representando um aumento de 200.000 unidades
- Iniciar a exportação de veículos em 2025; com o objetivo de um nível de 100.000 unidades
- Continuar a otimizar a capacidade de produção com parceiros locais
Japão:
- Renovar 80% da gama de modelos de passeio, lançando cinco novos modelos
- Atingir um nível de 70% de eletrificação na gama de veículos de passeio
- Aumentar as vendas em 90.000 unidades (em comparação com o ano fiscal de 2023), para 600.000 unidades no ano fiscal de 2026
África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania:
- Aumentar as vendas em toda a região em 300.000 unidades (no ano fiscal de 2026 em comparação com o ano fiscal de 2023)
- Na Europa: lançar seis novos modelos; atingir 40% de VEs no mix de vendas de veículos de passeio
- No Oriente Médio: lançar cinco SUVs novos
- Na Índia: lançar três novos modelos e se tornar um polo de exportação em um nível de 100.000 unidades
- Na Oceania: Lançar uma picape de 1 tonelada e comercializar um VE crossover no segmento C
- Na África: lançar dois SUVs novos e expandir o segmento A de veículos ICE
Novas tecnologias – O plano inclui propostas para acelerar a evolução de tecnologias de inteligência veicular, tais como o sistema ProPILOT de assistência à condução de nova geração, que inclui tecnologias de condução autônoma porta a porta, desde a condução em via rápida ou não, até em instalações privadas e estacionamento.
A Nissan vai oferecer baterias de íons de lítio NCM, LFP e de estado totalmente sólido, para permitir que vários VEs atendam as diferentes necessidades dos clientes. A Nissan vai otimizar significativamente as baterias de íons lítio NCM, reduzindo o tempo de recarga rápida em 50% e aumentando a densidade da bateria em 50%, em comparação com o Ariya.
Serão lançadas as baterias LFP, que serão desenvolvidas e produzidas no Japão, com uma redução de 30% nos custos em comparação com o miniveículo elétrico Sakura. Os novos VEs com baterias de íons de lítio NCM, LFP e de estado totalmente sólido serão lançados no ano fiscal de 2028.