Mais conhecido por muitos como o carro do Homem de Ferro, o Audi e-tron GT despertou os olhares pernambucanos durante nosso desfile, aliás, avaliação. Em um carro como esse, eu não poderia deixar de começar falando em Mecânica Online!
O esportivo elétrico possui um propulsor elétrico com potência de 476 cavalos, que pode chegar até 530 no modo overboost, torque de 640 Nm, que proporciona uma dinâmica de condução e desempenho altamente esportivo: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 4,1 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 245 km/h.
Com 2.276 kg, o e-tron GT proporciona uma condução precisa, previsível e estável, resultado do bom ajuste da suspensão. Não há ruído do motor, mas apenas um zumbido, baixinho.
Visualmente, o e-tron GT esbanja linhas consagradas com proporções largas, silhueta plana, ampla distância entre-eixos e centro de gravidade baixo. Na dianteira, os faróis full LED Matrix separados pela grade frontal exibem um visual harmônico e envolvente.
Há ainda rodas exclusivas de 20 polegadas com detalhes em preto brilhante, frisos decorativos na cor preta e grade na cor cinza.
Os designers e engenheiros aerodinâmicos trabalharam em colaboração no projeto e trouxeram ao modelo um coeficiente de arrasto de apenas 0,24, o qual permite alta eficiência e longo alcance.
A aerodinâmica é reforçada pelas entradas que direcionam o ar para freios e radiadores, suspensão adaptativa a ar e spoiler traseiro que se estende em vários estágios. Por fim, as aberturas laterais no para-choque dianteiro criam uma cortina de ar em toda a lateral do veículo.
Internamente, o modelo transmite a sensação de cockpit, com posição baixa de assento e painel de instrumentos levemente inclinado ao condutor. Os materiais aplicados seguem conceitos sustentáveis, com uso de reciclados feitos de garrafas plásticas usadas e fibras residuais.
A alavanca do câmbio é exclusiva do modelo, diferente da usada nos demais carros elétricos disponíveis no Brasil. Temos apenas uma zona de ar condicionado na parte de trás — e outras duas, individuais, na frente. Ainda assim, a ventilação é boa e a acomodação dos passageiros de trás é confortável.
As baterias de alta tensão situadas sob o assoalho da cabine proporcionam uma autonomia de 458 a 501 quilômetros, pelo ciclo WLTP ou 308 quilômetros pelo INMETRO.
A bateria de alta tensão integra 33 módulos, cada um deles compreendendo 12 células com revestimento externo flexível. Temos 350 litros de capacidade no porta-malas e 85 litros (bagageiro dianteiro).
O e-tron GT herda as qualidades do seu irmão RS, como o visual marcante e comportamento dinâmico, mas com uma orientação mais urbana, ainda assim, raspa por baixo quando encontra algumas lombadas. É sem dúvida uma opção versátil e completa para quem deseja um esportivo elétrico de luxo.
Já a generosa lista de equipamentos possui faróis Matrix LED com setas dinâmicas; controle de cruzeiro adaptativo (ACC); monitor de ponto cego; aviso de mudança de faixa; câmera 360° com Sistema de assistência para estacionamento; teto panorâmico de vidro; e o sistema de som de alta qualidade.