quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Audi e-tron GT: esportividade elétrica

Esportivo elétrico possui um propulsor elétrico com potência de 476 cavalos, que pode chegar até 530 no modo overboost, torque de 640 Nm, que proporciona uma dinâmica de condução e desempenho altamente esportivo: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 4,1 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 245 km/h.

Mais conhecido por muitos como o carro do Homem de Ferro, o Audi e-tron GT despertou os olhares pernambucanos durante nosso desfile, aliás, avaliação. Em um carro como esse, eu não poderia deixar de começar falando em Mecânica Online!

- Publicidade -

O esportivo elétrico possui um propulsor elétrico com potência de 476 cavalos, que pode chegar até 530 no modo overboost, torque de 640 Nm, que proporciona uma dinâmica de condução e desempenho altamente esportivo: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 4,1 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 245 km/h.

Com 2.276 kg, o e-tron GT proporciona uma condução precisa, previsível e estável, resultado do bom ajuste da suspensão. Não há ruído do motor, mas apenas um zumbido, baixinho.

- Publicidade -

Visualmente, o e-tron GT esbanja linhas consagradas com proporções largas, silhueta plana, ampla distância entre-eixos e centro de gravidade baixo. Na dianteira, os faróis full LED Matrix separados pela grade frontal exibem um visual harmônico e envolvente.

Há ainda rodas exclusivas de 20 polegadas com detalhes em preto brilhante, frisos decorativos na cor preta e grade na cor cinza.

Os designers e engenheiros aerodinâmicos trabalharam em colaboração no projeto e trouxeram ao modelo um coeficiente de arrasto de apenas 0,24, o qual permite alta eficiência e longo alcance.

- Publicidade -

A aerodinâmica é reforçada pelas entradas que direcionam o ar para freios e radiadores, suspensão adaptativa a ar e spoiler traseiro que se estende em vários estágios. Por fim, as aberturas laterais no para-choque dianteiro criam uma cortina de ar em toda a lateral do veículo.

Internamente, o modelo transmite a sensação de cockpit, com posição baixa de assento e painel de instrumentos levemente inclinado ao condutor. Os materiais aplicados seguem conceitos sustentáveis, com uso de reciclados feitos de garrafas plásticas usadas e fibras residuais.

A alavanca do câmbio é exclusiva do modelo, diferente da usada nos demais carros elétricos disponíveis no Brasil. Temos apenas uma zona de ar condicionado na parte de trás — e outras duas, individuais, na frente. Ainda assim, a ventilação é boa e a acomodação dos passageiros de trás é confortável.

As baterias de alta tensão situadas sob o assoalho da cabine proporcionam uma autonomia de 458 a 501 quilômetros, pelo ciclo WLTP ou 308 quilômetros pelo INMETRO.

A bateria de alta tensão integra 33 módulos, cada um deles compreendendo 12 células com revestimento externo flexível. Temos 350 litros de capacidade no porta-malas e 85 litros (bagageiro dianteiro).

O e-tron GT herda as qualidades do seu irmão RS, como o visual marcante e comportamento dinâmico, mas com uma orientação mais urbana, ainda assim, raspa por baixo quando encontra algumas lombadas. É sem dúvida uma opção versátil e completa para quem deseja um esportivo elétrico de luxo.

Já a generosa lista de equipamentos possui faróis Matrix LED com setas dinâmicas; controle de cruzeiro adaptativo (ACC); monitor de ponto cego; aviso de mudança de faixa; câmera 360° com Sistema de assistência para estacionamento; teto panorâmico de vidro; e o sistema de som de alta qualidade.

AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE®

Motor elétrico
Transmissão
Itens de Série
Espaço Interno
Conforto
Segurança
Eficiência energética
Manutenção
Design
Conectividade
Custo x Benefícios

Resumo

O modelo totalmente elétrico da Audi, esbanja esportividade dinâmica para um sedã e custa cerca de R$ 769.990,00, mais barato que seu principal concorrente, o Porsche Taycan 4S, que apesar da loja em Pernambuco, é uma marca distante do Mecânica Online. E ainda tem mais, A Audi disponibiliza o E-TRON GT em seu programa por assinatura, com planos de 36 meses.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança
O modelo totalmente elétrico da Audi, esbanja esportividade dinâmica para um sedã e custa cerca de R$ 769.990,00, mais barato que seu principal concorrente, o Porsche Taycan 4S, que apesar da loja em Pernambuco, é uma marca distante do Mecânica Online. E ainda tem mais, A Audi disponibiliza o E-TRON GT em seu programa por assinatura, com planos de 36 meses.Audi e-tron GT: esportividade elétrica