quinta-feira, 2 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Desafio de Machine Learning na Competição Baja SAE Brasil

A inteligência artificial é um dos catalisadores do desenvolvimento tecnológico. A tomada de decisão baseada em dados pode ajudar a prever resultados e evitar erros durante o projeto, reduzindo o tempo e o custo de desenvolvimento.

A Altair, empresa líder global em ciência computacional e inteligência artificial, realizou em parceria com a SAE BRASIL o Desafio Altair Machine Learning durante a 29ª edição do Baja SAE BRASIL. Mais de 50 equipes de universidades brasileiras participaram do desafio, que consistiu em desenvolver modelos de Machine Learning para prever o desempenho de protótipos off-road nos eventos dinâmicos da competição.

A Altair, renomada empresa de ciência computacional e inteligência artificial, se uniu à SAE BRASIL para promover o Desafio Altair Machine Learning durante a 29ª edição do Baja SAE BRASIL, realizado na FATEC de São José do Campos. O objetivo do desafio foi incentivar as equipes participantes a desenvolverem modelos de Machine Learning para prever o desempenho de seus carros off-road nos eventos dinâmicos da competição.

- Publicidade - Ofertas FIAT

As equipes tiveram acesso ao software de inteligência artificial da Altair, o RapidMiner, e a um banco de dados com informações históricas de veículos e suas pontuações em competições passadas. Com esses recursos, os estudantes puderam construir modelos que refletissem a realidade da competição e prever com maior precisão o desempenho de seus protótipos.

A equipe vencedora do desafio foi a Rampage BAJA, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, que se destacou por prever com maior exatidão o desempenho de seu veículo off-road. Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil, destacou a importância do Desafio Machine Learning para a formação de engenheiros e a busca pela excelência.

Jorge Luiz Erthal, do Comitê Baja SAE Brasil, ressaltou a qualidade dos relatórios apresentados pelas equipes participantes e a grande adesão ao Desafio Técnico Machine Learning, que contou com a participação de mais de 50 equipes e quase 30 juízes voluntários.

- Publicidade -

Pedro Henrique Gusmão Lula, da equipe Rampage Baja, elogiou a proposta do desafio e destacou a relevância da aplicação de recursos de inteligência artificial no desenvolvimento de protótipos off-road. Ele enfatizou a importância de trabalhar com dados anteriores de forma aprimorada para melhorar a predição do desempenho dos veículos.

O Desafio Altair Machine Learning representou uma oportunidade única para os estudantes aplicarem conceitos de inteligência artificial em um contexto prático e desafiador, contribuindo para o avanço da tecnologia e da engenharia automotiva no Brasil.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil