segunda-feira, 27 maio , 2024
28 C
Recife

Desafio de Machine Learning na Competição Baja SAE Brasil

A inteligência artificial é um dos catalisadores do desenvolvimento tecnológico. A tomada de decisão baseada em dados pode ajudar a prever resultados e evitar erros durante o projeto, reduzindo o tempo e o custo de desenvolvimento.

A Altair, empresa líder global em ciência computacional e inteligência artificial, realizou em parceria com a SAE BRASIL o Desafio Altair Machine Learning durante a 29ª edição do Baja SAE BRASIL. Mais de 50 equipes de universidades brasileiras participaram do desafio, que consistiu em desenvolver modelos de Machine Learning para prever o desempenho de protótipos off-road nos eventos dinâmicos da competição.

- Publicidade -

A Altair, renomada empresa de ciência computacional e inteligência artificial, se uniu à SAE BRASIL para promover o Desafio Altair Machine Learning durante a 29ª edição do Baja SAE BRASIL, realizado na FATEC de São José do Campos. O objetivo do desafio foi incentivar as equipes participantes a desenvolverem modelos de Machine Learning para prever o desempenho de seus carros off-road nos eventos dinâmicos da competição.

As equipes tiveram acesso ao software de inteligência artificial da Altair, o RapidMiner, e a um banco de dados com informações históricas de veículos e suas pontuações em competições passadas. Com esses recursos, os estudantes puderam construir modelos que refletissem a realidade da competição e prever com maior precisão o desempenho de seus protótipos.

A equipe vencedora do desafio foi a Rampage BAJA, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, que se destacou por prever com maior exatidão o desempenho de seu veículo off-road. Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil, destacou a importância do Desafio Machine Learning para a formação de engenheiros e a busca pela excelência.

Jorge Luiz Erthal, do Comitê Baja SAE Brasil, ressaltou a qualidade dos relatórios apresentados pelas equipes participantes e a grande adesão ao Desafio Técnico Machine Learning, que contou com a participação de mais de 50 equipes e quase 30 juízes voluntários.

- Publicidade -

Pedro Henrique Gusmão Lula, da equipe Rampage Baja, elogiou a proposta do desafio e destacou a relevância da aplicação de recursos de inteligência artificial no desenvolvimento de protótipos off-road. Ele enfatizou a importância de trabalhar com dados anteriores de forma aprimorada para melhorar a predição do desempenho dos veículos.

O Desafio Altair Machine Learning representou uma oportunidade única para os estudantes aplicarem conceitos de inteligência artificial em um contexto prático e desafiador, contribuindo para o avanço da tecnologia e da engenharia automotiva no Brasil.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais