quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Foton lança iBlue: caminhão 100% elétrico

Novo veículo elétrico da Foton oferece soluções sustentáveis e eficientes para logística urbana.

Um caminhão semileve 100% elétrico, com baixo custo operacional e que foi projetado para gerar o mínimo de impacto ambiental e sonoro durante operações urbanas de entrega de carga.

Este é o iBlue, avançado caminhão semileve da Foton que já está à venda nas concessionárias da marca em todo o País.

- Publicidade -

Com Peso Bruto Total (PBT) de 6.000 kg e capacidade máxima de carga útil de 3.575 kg, o iBlue vem equipado com duas baterias CATL de 81 kWh cada uma, que acionam um motor com potência contínua de 64 kW (87 cv) e potência máxima de 115 kW (156 cv).

O caminhão não emite poluentes, não gera gastos com combustíveis e possui nível de ruído próximo de zero quando está em movimento.

A engenharia da Foton projetou este veículo com as mais avançadas tecnologias para oferecer o máximo de conforto e segurança para o motorista e alcançar altos níveis de eficiência operacional durante serviços logísticos em ambientes urbanos.

- Publicidade -

Entre seus itens de série, o veículo traz freio auxiliar, controle de assistência em subida, farol automático, farol de milha, MP3 com USB, vidros elétricos, ar-condicionado e alarme. 

Já a cabine é espaçosa, com design moderno e para-brisas e retrovisores com ótima visibilidade para o condutor.

Suas dimensões compactas, por sua vez, permitem que o iBlue cruze grandes cidades com muita agilidade: o caminhão tem comprimento total de 5.960 mm, largura máxima dianteira de 2.260 mm e distância entre eixos de 3.360 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 4.140 mm. 

- Publicidade -

Também vem com sistema de freio hidráulico com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + EBD (Distribuição Eletrônica dos Freios) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), ajuste automático de folga e impulsionador de vácuo. E o freio de estacionamento conta com acionamento com trava de tambor central.

Recarga e peças de reposição – “Antes de ser importado para o Brasil, o iBlue foi testado e aprovado nas grandes cidades da China, muitas das quais com características semelhantes às metrópoles do Brasil. O veículo provou ser capaz de realizar operações logísticas em grandes cidades gerando baixíssimos impactos no meio ambiente e entregando excepcionais resultados para frotistas e empresários”, afirma Darren Lu, Gerente Geral da Foton no Brasil. “A Foton é uma empresa comprometida com a sustentabilidade e com o sucesso do negócio de seus clientes. Nossos produtos são sempre concebidos para oferecer esses dois atributos aos nossos clientes”.

Após receber uma carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 km.

Para recarregar o caminhão no Brasil, os clientes utilizam estações de recarga CCS TIPO 2, hoje disponíveis em diversos pontos do País.

“Quando um frotista adquire o iBlue, ele é detalhadamente assessorado pelos técnicos de nossa rede de concessionárias sobre as soluções de carregamento perfeitas para o caminhão e onde encontrar as estações de carregamento, cada vez mais presentes no Brasil”, diz Darren. “Além disso, muitos clientes adquirem suas próprias estações de carregamento de baixa potência, para carregar o veículo durante a noite”.

A Foton também desenvolveu, no Brasil, ampla e eficiente rede de distribuição de peças de reposição para o iBlue.

“Possuímos um grande estoque de peças do iBlue no Brasil. As peças da carroceria, por exemplo, são semelhantes às dos modelos de motor a diesel que comercializamos no País. E temos fartura de peças específicas do iBlue”, afirma Darren.

Além disso, a garantia do Foton iBlue EIC é de 5 anos ou 200 mil km rodados. O sistema EIC inclui bateria de alimentação, sistema de gerenciamento do veículo, unidade eletrônica de potência, motor de acionamento e unidade de distribuição de energia.

Já a garantia do chassi é de três anos ou 100 mil km rodados.

Treinamento, economia e vendas – A Foton tem promovido treinamentos regulares com os especialistas das concessionárias para oferecer serviços de manutenção de alta eficiência focados no iBlue. Hoje, toda a rede de revendas da marca está preparada para consertar qualquer problema que, eventualmente, seja apresentado pelo veículo.

A empresa, inclusive, tem uma parceria com o Senai para realizar alguns desses treinamentos destinados à manutenção do caminhão elétrico.

A economia gerada pelo iBlue, por sua vez, é significativa, visto que o veículo não consome combustível.

A primeira versão do iBlue foi lançada em 2016, na China. Desde então, a Foton já vendeu mais de 4.000 unidades do veículo em todo o mundo.

China, Leste Europeu e Austrália são os três principais mercados do caminhão atualmente.

O iBlue chegou ao Brasil em 2023 e, até o momento, já teve cerca de 40 unidades comercializadas no País.

“Nossas vendas irão aumentar no território brasileiro, pois o iBlue é um veículo ideal para as atuais necessidades do mercado nacional de logística urbana. Trata-se de um caminhão resistente, eficiente, com baixos custos operacionais e que valoriza a imagem das transportadoras que o compram, deixando suas marcas atreladas à causa da sustentabilidade”, diz Darren.

Atualmente, o preço de um iBlue novo está em torno de 449 mil reais nas concessionárias da marca.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn