sábado, 25 maio , 2024
28 C
Recife

Inteligência artificial: 12 a cada 1.000 motoristas representam risco para as locadoras

Sistema da Wings detecta comportamento ao volante analisando 50 itens, como pressão nos pedais do acelerador e freio e velocidade comparada com outros motoristas no mesmo trajeto e horário.

A empresa brasileira de tecnologia automotiva, Wings, lançou um novo sistema de conectividade automotiva chamado Vehicle Artificial Intelligence (VAI), que utiliza inteligência artificial (IA) para analisar o comportamento de motoristas de frotas. Desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), o VAI já está disponível para clientes do segmento de locação.

- Publicidade -

De acordo com um estudo realizado, que abrangeu mais de dois mil motoristas e 3,2 milhões de quilômetros percorridos, cerca de 3% dos deslocamentos apresentaram comportamentos considerados agressivos, aumentando o risco de acidentes. Desse total, 1% das viagens foram classificadas como de alto risco.

O sistema VAI com IA monitora mais de 50 hábitos de condução, incluindo a pressão no pedal do acelerador e a velocidade das frenagens e curvas. Além disso, ele é capaz de comparar o comportamento de cada motorista em tempo real, identificando diferenças no contexto de condução.

João Marcelo Barros, co-fundador da Wings, enfatiza que entender o perfil dos motoristas permite uma política assertiva de renovações e reeducação, contribuindo para a redução de custos com sinistralidade. A empresa estima uma redução de 26% nos sinistros das locadoras com o uso dessa tecnologia.

O sistema classifica os motoristas em seis perfis, desde os mais cautelosos até os mais agressivos. A maioria, 57%, é considerada cautelosa, mas aproximadamente 1,2% representam um alto risco no trânsito devido a comportamentos agressivos recorrentes. A eficácia dos alertas de risco é de cerca de 90%.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais