A divisão Steering da thyssenkrupp está atenta à rápida migração dos sistemas de direção hidráulica para os elétricos no mercado automotivo brasileiro, impulsionando soluções inovadoras e sustentáveis.
Com a evolução constante do mercado automotivo, a thyssenkrupp está direcionando seus esforços para acompanhar a transição dos sistemas de direção hidráulica para os elétricos. Segundo Conrado Gomes, Diretor Geral da thyssenkrupp Steering para o Brasil, essa mudança não se limita mais aos veículos premium, com modelos populares também adotando essa tecnologia.
A solução de direção elétrica EPS (Electronic Power-Assisted Steering) da thyssenkrupp se destaca, sendo exclusiva da empresa, com hardware e software desenvolvidos internamente. Além disso, a empresa investe em tecnologias avançadas, como o sistema steer-by-wire, que dispensa conexões mecânicas diretas entre o volante e as rodas do veículo.
A direção hidráulica, utilizada desde os anos 1950, está sendo gradualmente substituída pela elétrica, introduzida no final dos anos 1980. Esta última consiste em um motor elétrico que auxilia as manobras do volante, proporcionando uma direção mais leve e eficiente.
Gomes destaca que, no Brasil, o sistema de direção elétrica é aplicado em diferentes configurações, desde veículos menores até os maiores e mais pesados, associados à caixa de direção. Essa transição é fundamental para possibilitar o desenvolvimento de sistemas de assistência eletrônica ao motorista, como estacionamento automatizado e direção autônoma.
O próximo avanço tecnológico nos sistemas de direção é o steer-by-wire, que elimina as conexões mecânicas diretas entre o volante e as rodas do veículo, proporcionando maior conforto e abrindo possibilidades para novas configurações de interiores.
A thyssenkrupp, com suas operações automotivas entre as mais relevantes na América do Sul, está comprometida em fornecer soluções inovadoras e seguras para a indústria automotiva, contribuindo para a evolução do setor no Brasil e no mundo.