A BMW Motorrad revela o Assistente de Troca de Marchas Automatizada (ASA), uma solução revolucionária que simplifica e torna mais confortável a pilotagem de motocicletas. Com foco na maximização da experiência do usuário, o ASA automatiza a operação da embreagem e das trocas de marchas, mantendo a dinâmica de pilotagem característica das motos da marca.
O novo Assistente de Troca de Marchas Automatizada da BMW Motorrad redefine a experiência de pilotagem ao introduzir um design funcional inovador. Dois atuadores eletromecânicos assumem o controle da embreagem e das trocas de marchas em uma transmissão de seis velocidades, eliminando a necessidade de uma alavanca manual para operar a embreagem. Essa abordagem simplifica as manobras e proporciona uma pilotagem mais suave e confortável.
A automação das trocas de marchas resulta em sequências rápidas e precisas, adaptadas às condições do motor e à carga, reduzindo o esforço do piloto e aumentando o prazer de pilotar. O ASA oferece dois modos de troca de marchas: “M” permite que o piloto intervenha manualmente, enquanto “D” seleciona automaticamente os pontos ideais de troca de marchas, proporcionando uma experiência de pilotagem mais dinâmica.
A tecnologia do ASA é uma evolução do Assistente de Troca de Marchas Pro da BMW Motorrad, com dois atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente garantindo uma operação suave da embreagem e das trocas de marchas. Sensores precisos monitoram as rotações do motor e a posição da embreagem, permitindo ajustes em tempo real para uma pilotagem otimizada.
O sistema oferece uma série de benefícios, incluindo a eliminação da necessidade de operar manualmente a embreagem, trocas de marchas mais dinâmicas e confortáveis, e a opção de escolha entre trocas automáticas ou manuais. Além disso, a automação das trocas de marchas minimiza o risco de falhas e proporciona uma experiência de pilotagem mais segura e envolvente.
Embreagem automatizada e troca de marcha para uma nova experiência de pilotagem – Em situações de pilotagem adversas, usar a embreagem e o acelerador requer muita concentração. Se você estiver viajando com bagagem e talvez um passageiro, usar a embreagem e a troca de marchas consome parte de sua atenção.
Com o Assistente de Troca de Marchas Automatizada o piloto permanece no controle e tem mais liberdade em cada situação de pilotagem. Pilotar se torna uma experiência mais relaxada e prazerosa.
O potente motor boxer permite uma arrancada quase sem esforço em subidas íngremes, por exemplo, graças ao funcionamento automatizado da embreagem, o que também se reflete em um melhor controle da motocicleta fora de estrada ou em superfícies difíceis.
O prazer de pilotar assume um novo significado quando você escolhe o modo “D” automatizado. As mudanças de marcha precisamente selecionadas criam uma sensação de pilotagem com uma experiência de pilotagem mais intensa. A marcha correta é automaticamente selecionada de acordo com as necessidades individuais de pilotagem do piloto, resultando em uma experiência de pilotagem harmoniosa e extremamente suave.
Atuadores eletromecânicos de embreagem e troca de marchas combinados com controles eletrônicos sofisticados – O Assistente de Troca de Marchas Automatizada é a evolução lógica e técnica do Assistente de Troca de Marchas Pro da BMW Motorrad. Dois atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente operam a embreagem e a troca de marchas, permitindo uma partida fácil e trocas de marchas automatizadas.
O pedido de troca de marcha do piloto é transmitido à unidade de controle por meio de um sensor de troca de marchas, que é acionado pelo pedal de marchas convencional acionado pelo piloto.
Sensores adicionais determinam as rotações do eixo de entrada da transmissão e a posição da embreagem. Esses valores são transmitidos à TCU (Unidade de Controle de Transmissão), que está intimamente ligada à unidade de controle do motor, para modelagem e controle da embreagem, atuação da troca de marchas e status.
A embreagem é acionada por um atuador eletromecânico combinado com um sistema hidráulico com uma conexão hidráulica direta entre os cilindros mestre e escravo da embreagem. O atuador regula o deslizamento da embreagem necessário, engata a embreagem ao trocar de marcha e a desengata ao parar.
No modo de troca manual “M”, o piloto pode mover o pedal de troca de marchas na direção desejada da maneira usual. Se as rotações na marcha desejada estiverem dentro da faixa de rotação máxima ou mínima, a troca é feita diretamente. Se as rotações do motor caírem abaixo de uma velocidade mínima dependente da marcha, as reduções de marcha também são realizadas automaticamente no modo manual. Isso evita que o motor desligue.
No modo de troca “D”, as marchas são trocadas automaticamente dependendo do modo de pilotagem, rotações do motor, posição do acelerador e parâmetros de inclinação. As marchas são trocadas de acordo com a situação de pilotagem e requisitos dinâmicos.
Os benefícios do Assistente de Troca de Marchas Automatizada (ASA) podem ser resumidos da seguinte forma:
- Elimina completamente a necessidade de o piloto operar a embreagem;
- Mudanças de marcha dinâmicas e confortáveis para mais prazer ao pilotar;
- Escolha de troca de marchas manual ou automática;
- Adapta automaticamente as trocas de marchas às preferências dinâmicas do piloto no modo D automatizado;
- Elimina a possibilidade de o motor apagar devido a trocas de marcha desfavoráveis.