quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

BMW Motorrad lança assistente de troca de marchas automatizada

Inovação técnica da BMW Motorrad promete uma experiência de pilotagem aprimorada com automação de embreagem e trocas de marchas.

A BMW Motorrad revela o Assistente de Troca de Marchas Automatizada (ASA), uma solução revolucionária que simplifica e torna mais confortável a pilotagem de motocicletas. Com foco na maximização da experiência do usuário, o ASA automatiza a operação da embreagem e das trocas de marchas, mantendo a dinâmica de pilotagem característica das motos da marca.

O novo Assistente de Troca de Marchas Automatizada da BMW Motorrad redefine a experiência de pilotagem ao introduzir um design funcional inovador. Dois atuadores eletromecânicos assumem o controle da embreagem e das trocas de marchas em uma transmissão de seis velocidades, eliminando a necessidade de uma alavanca manual para operar a embreagem. Essa abordagem simplifica as manobras e proporciona uma pilotagem mais suave e confortável.

- Publicidade -

A automação das trocas de marchas resulta em sequências rápidas e precisas, adaptadas às condições do motor e à carga, reduzindo o esforço do piloto e aumentando o prazer de pilotar. O ASA oferece dois modos de troca de marchas: “M” permite que o piloto intervenha manualmente, enquanto “D” seleciona automaticamente os pontos ideais de troca de marchas, proporcionando uma experiência de pilotagem mais dinâmica.

A tecnologia do ASA é uma evolução do Assistente de Troca de Marchas Pro da BMW Motorrad, com dois atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente garantindo uma operação suave da embreagem e das trocas de marchas. Sensores precisos monitoram as rotações do motor e a posição da embreagem, permitindo ajustes em tempo real para uma pilotagem otimizada.

O sistema oferece uma série de benefícios, incluindo a eliminação da necessidade de operar manualmente a embreagem, trocas de marchas mais dinâmicas e confortáveis, e a opção de escolha entre trocas automáticas ou manuais. Além disso, a automação das trocas de marchas minimiza o risco de falhas e proporciona uma experiência de pilotagem mais segura e envolvente.

- Publicidade -

Embreagem automatizada e troca de marcha para uma nova experiência de pilotagem – Em situações de pilotagem adversas, usar a embreagem e o acelerador requer muita concentração. Se você estiver viajando com bagagem e talvez um passageiro, usar a embreagem e a troca de marchas consome parte de sua atenção.

Com o Assistente de Troca de Marchas Automatizada o piloto permanece no controle e tem mais liberdade em cada situação de pilotagem. Pilotar se torna uma experiência mais relaxada e prazerosa.

O potente motor boxer permite uma arrancada quase sem esforço em subidas íngremes, por exemplo, graças ao funcionamento automatizado da embreagem, o que também se reflete em um melhor controle da motocicleta fora de estrada ou em superfícies difíceis.

- Publicidade -

O prazer de pilotar assume um novo significado quando você escolhe o modo “D” automatizado. As mudanças de marcha precisamente selecionadas criam uma sensação de pilotagem com uma experiência de pilotagem mais intensa. A marcha correta é automaticamente selecionada de acordo com as necessidades individuais de pilotagem do piloto, resultando em uma experiência de pilotagem harmoniosa e extremamente suave.

Atuadores eletromecânicos de embreagem e troca de marchas combinados com controles eletrônicos sofisticados – O Assistente de Troca de Marchas Automatizada é a evolução lógica e técnica do Assistente de Troca de Marchas Pro da BMW Motorrad. Dois atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente operam a embreagem e a troca de marchas, permitindo uma partida fácil e trocas de marchas automatizadas.

O pedido de troca de marcha do piloto é transmitido à unidade de controle por meio de um sensor de troca de marchas, que é acionado pelo pedal de marchas convencional acionado pelo piloto.

Sensores adicionais determinam as rotações do eixo de entrada da transmissão e a posição da embreagem. Esses valores são transmitidos à TCU (Unidade de Controle de Transmissão), que está intimamente ligada à unidade de controle do motor, para modelagem e controle da embreagem, atuação da troca de marchas e status.

A embreagem é acionada por um atuador eletromecânico combinado com um sistema hidráulico com uma conexão hidráulica direta entre os cilindros mestre e escravo da embreagem. O atuador regula o deslizamento da embreagem necessário, engata a embreagem ao trocar de marcha e a desengata ao parar.

No modo de troca manual “M”, o piloto pode mover o pedal de troca de marchas na direção desejada da maneira usual. Se as rotações na marcha desejada estiverem dentro da faixa de rotação máxima ou mínima, a troca é feita diretamente. Se as rotações do motor caírem abaixo de uma velocidade mínima dependente da marcha, as reduções de marcha também são realizadas automaticamente no modo manual. Isso evita que o motor desligue.

No modo de troca “D”, as marchas são trocadas automaticamente dependendo do modo de pilotagem, rotações do motor, posição do acelerador e parâmetros de inclinação. As marchas são trocadas de acordo com a situação de pilotagem e requisitos dinâmicos.

Os benefícios do Assistente de Troca de Marchas Automatizada (ASA) podem ser resumidos da seguinte forma:

  • Elimina completamente a necessidade de o piloto operar a embreagem;
  • Mudanças de marcha dinâmicas e confortáveis para mais prazer ao pilotar;
  • Escolha de troca de marchas manual ou automática;
  • Adapta automaticamente as trocas de marchas às preferências dinâmicas do piloto no modo D automatizado;
  • Elimina a possibilidade de o motor apagar devido a trocas de marcha desfavoráveis.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn