quinta-feira, 12 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

BMW Motorrad lança assistente de troca de marchas automatizada

Inovação técnica da BMW Motorrad promete uma experiência de pilotagem aprimorada com automação de embreagem e trocas de marchas.

A BMW Motorrad revela o Assistente de Troca de Marchas Automatizada (ASA), uma solução revolucionária que simplifica e torna mais confortável a pilotagem de motocicletas. Com foco na maximização da experiência do usuário, o ASA automatiza a operação da embreagem e das trocas de marchas, mantendo a dinâmica de pilotagem característica das motos da marca.

O novo Assistente de Troca de Marchas Automatizada da BMW Motorrad redefine a experiência de pilotagem ao introduzir um design funcional inovador. Dois atuadores eletromecânicos assumem o controle da embreagem e das trocas de marchas em uma transmissão de seis velocidades, eliminando a necessidade de uma alavanca manual para operar a embreagem. Essa abordagem simplifica as manobras e proporciona uma pilotagem mais suave e confortável.

- Publicidade -

A automação das trocas de marchas resulta em sequências rápidas e precisas, adaptadas às condições do motor e à carga, reduzindo o esforço do piloto e aumentando o prazer de pilotar. O ASA oferece dois modos de troca de marchas: “M” permite que o piloto intervenha manualmente, enquanto “D” seleciona automaticamente os pontos ideais de troca de marchas, proporcionando uma experiência de pilotagem mais dinâmica.

A tecnologia do ASA é uma evolução do Assistente de Troca de Marchas Pro da BMW Motorrad, com dois atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente garantindo uma operação suave da embreagem e das trocas de marchas. Sensores precisos monitoram as rotações do motor e a posição da embreagem, permitindo ajustes em tempo real para uma pilotagem otimizada.

O sistema oferece uma série de benefícios, incluindo a eliminação da necessidade de operar manualmente a embreagem, trocas de marchas mais dinâmicas e confortáveis, e a opção de escolha entre trocas automáticas ou manuais. Além disso, a automação das trocas de marchas minimiza o risco de falhas e proporciona uma experiência de pilotagem mais segura e envolvente.

- Publicidade -

Embreagem automatizada e troca de marcha para uma nova experiência de pilotagem – Em situações de pilotagem adversas, usar a embreagem e o acelerador requer muita concentração. Se você estiver viajando com bagagem e talvez um passageiro, usar a embreagem e a troca de marchas consome parte de sua atenção.

Com o Assistente de Troca de Marchas Automatizada o piloto permanece no controle e tem mais liberdade em cada situação de pilotagem. Pilotar se torna uma experiência mais relaxada e prazerosa.

O potente motor boxer permite uma arrancada quase sem esforço em subidas íngremes, por exemplo, graças ao funcionamento automatizado da embreagem, o que também se reflete em um melhor controle da motocicleta fora de estrada ou em superfícies difíceis.

- Publicidade -

O prazer de pilotar assume um novo significado quando você escolhe o modo “D” automatizado. As mudanças de marcha precisamente selecionadas criam uma sensação de pilotagem com uma experiência de pilotagem mais intensa. A marcha correta é automaticamente selecionada de acordo com as necessidades individuais de pilotagem do piloto, resultando em uma experiência de pilotagem harmoniosa e extremamente suave.

Atuadores eletromecânicos de embreagem e troca de marchas combinados com controles eletrônicos sofisticados – O Assistente de Troca de Marchas Automatizada é a evolução lógica e técnica do Assistente de Troca de Marchas Pro da BMW Motorrad. Dois atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente operam a embreagem e a troca de marchas, permitindo uma partida fácil e trocas de marchas automatizadas.

O pedido de troca de marcha do piloto é transmitido à unidade de controle por meio de um sensor de troca de marchas, que é acionado pelo pedal de marchas convencional acionado pelo piloto.

Sensores adicionais determinam as rotações do eixo de entrada da transmissão e a posição da embreagem. Esses valores são transmitidos à TCU (Unidade de Controle de Transmissão), que está intimamente ligada à unidade de controle do motor, para modelagem e controle da embreagem, atuação da troca de marchas e status.

A embreagem é acionada por um atuador eletromecânico combinado com um sistema hidráulico com uma conexão hidráulica direta entre os cilindros mestre e escravo da embreagem. O atuador regula o deslizamento da embreagem necessário, engata a embreagem ao trocar de marcha e a desengata ao parar.

No modo de troca manual “M”, o piloto pode mover o pedal de troca de marchas na direção desejada da maneira usual. Se as rotações na marcha desejada estiverem dentro da faixa de rotação máxima ou mínima, a troca é feita diretamente. Se as rotações do motor caírem abaixo de uma velocidade mínima dependente da marcha, as reduções de marcha também são realizadas automaticamente no modo manual. Isso evita que o motor desligue.

No modo de troca “D”, as marchas são trocadas automaticamente dependendo do modo de pilotagem, rotações do motor, posição do acelerador e parâmetros de inclinação. As marchas são trocadas de acordo com a situação de pilotagem e requisitos dinâmicos.

Os benefícios do Assistente de Troca de Marchas Automatizada (ASA) podem ser resumidos da seguinte forma:

  • Elimina completamente a necessidade de o piloto operar a embreagem;
  • Mudanças de marcha dinâmicas e confortáveis para mais prazer ao pilotar;
  • Escolha de troca de marchas manual ou automática;
  • Adapta automaticamente as trocas de marchas às preferências dinâmicas do piloto no modo D automatizado;
  • Elimina a possibilidade de o motor apagar devido a trocas de marcha desfavoráveis.
Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008