Um estudo revelou as cinco infrações de trânsito mais comuns no Brasil, e os resultados surpreenderam ao mostrar que mexer no celular não é a principal delas, desbancando expectativas.
De acordo com dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF), divulgados no Anuário da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), foram registradas mais de 21,1 milhões de infrações no país no último ano. Apesar da popularidade da infração por uso do celular ao volante, outras violações se destacaram como mais frequentes.
Em primeiro lugar, o excesso de velocidade mostrou-se a infração mais cometida, com multas aplicadas por radares fixos, lombadas eletrônicas e radares móveis.
Em seguida, ultrapassar o sinal vermelho, não utilizar cinto de segurança, estacionar em desacordo com a regulamentação especificada e transitar em faixa ou via exclusiva para transporte público coletivo foram as infrações que ocuparam os primeiros lugares no ranking.
Os especialistas destacam que, embora o uso do celular ao volante seja uma infração grave e recorrente, outras violações são mais facilmente identificadas e, portanto, mais frequentes nas estatísticas de trânsito.