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Volvo inicia projeto piloto de biarticulados elétricos na América Latina

Volvo inicia programa de validação de ônibus biarticulados 100% elétricos na América Latina. Curitiba será a primeira cidade a testar os novos ônibus elétricos, seguidas por Bogotá e Cidade do México.

A Volvo Buses América Latina anunciou o início de um projeto piloto revolucionário com seus novos biarticulados elétricos. Com início em Curitiba (PR), onde fica a sede das operações da marca no continente, os veículos também circularão em Bogotá (Colômbia) e na Cidade do México. Projetados para operarem em sistemas BRT (Bus Rapid Transit), os biarticulados elétricos são ideais para metrópoles que buscam eficiência e descarbonização no transporte público.

Inovação e Sustentabilidade no Transporte Urbano – Os novos biarticulados elétricos da Volvo, os maiores do portfólio de elétricos da marca, são capazes de transportar a mesma quantidade de passageiros que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação significativamente menores e zero emissões de CO2. “Um BRT com esses veículos oferece alta eficiência no transporte de massa e contribui para um futuro mais sustentável”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

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Produção Nacional e Exportação – O chassi biarticulado elétrico será produzido no complexo industrial da Volvo em Curitiba, com planos de exportação para diversos países com sistemas BRT. Este modelo mantém as robustas características dos antecessores a diesel, agora combinadas com a mais moderna tecnologia elétrica da Volvo.

Tecnologia Avançada – Equipados com dois motores elétricos de 200kW cada, totalizando 400kW (equivalente a 540cv), os novos biarticulados possuem uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. Com capacidade de até 250 passageiros, o veículo oferece um salão livre graças ao design inteligente que posiciona todos os componentes elétricos e mecânicos abaixo do piso.

Autonomia e Carregamento – Os biarticulados podem ser equipados com até oito baterias, totalizando 720 kWh, garantindo uma autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga varia entre 2 a 4 horas, dependendo da estação de carregamento, com a opção de carregador no teto para recargas rápidas em terminais BRT.

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Contribuição para a Descarbonização – A eletrificação dos biarticulados é um passo significativo na evolução dos sistemas BRT, focando na eliminação de emissões de CO₂. Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo na América Latina, destaca a importância dessa inovação: “Com veículos 100% elétricos, vamos zerar completamente os gases de efeito estufa, proporcionando um transporte urbano mais sustentável.”

Compromisso Global – A Volvo busca reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa de seus veículos até 2030 e atingir 100% de redução até 2040. A introdução dos biarticulados elétricos reforça o compromisso da marca com soluções de transporte seguras, eficientes e livres de CO₂.

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