Qual o futuro da mobilidade? O que eu já posso afirmar para você é que o software vai mudar radicalmente a indústria automotiva e vou mostrar isso na prática durante a atualização dessa matéria.
Atendendo convite da Bosch vim até o Centro de Pesquisas da marca em Renningen, Alemanha, para acompanhar durante o Bosch Tech Day 2024 as inovações para a mobilidade Automotiva.
A nova unidade Vehicle Motion da Bosch foi um dos principais destaques ao integrar os recursos de frenagem, direção, movimentação do veículo, sistemas de proteção dos passageiros e sensores dinâmicos.
O Vehicle Motion Management é um sistema de software entre domínios que controla a dinâmica veicular em seis graus de liberdade, coordenando a frenagem, a direção, o powertrain e a suspensão.
Esse sistema otimiza a dinâmica, dirigibilidade e eficiência, além de gerenciar a complexidade das novas arquiteturas veiculares.
O software de integração controla os diversos domínios do veículo e inclui serviços baseados em dados que aumentam a segurança e conveniência.
A função “eBrake to zero” evita o solavanco após a parada do veículo, tornando o freio no trânsito mais confortável.
Melhora o ruído do veículo durante a frenagem, controlando de forma otimizada o motor e o sistema de frenagem de um veículo elétrico, garantindo uma parada suave sem necessidade de intervenção do freio hidráulico.
Os serviços baseados em dados do Vehicle Motion Management utilizam informações coletadas por sensores do veículo e mescladas na nuvem com dados de outros veículos e serviços meteorológicos.
Assim é possível receber avisos sobre riscos como aquaplanagem, buracos e lombadas, ajustando automaticamente a dinâmica do veículo para maior segurança e conforto.
As tecnologias act-by-wire substituem conexões mecânicas por sinais elétricos entre o volante, pedal do freio e atuadores de direção e frenagem.
Temos novas soluções de assistência que evitam situações críticas de direção, aumentando o conforto e a agilidade do veículo.
Outra vantagem permite aos designs o desenvolvimento de interiores inovadores e maior padronização nos sistemas de frenagem e direção.
O sistema Brake-by-wire da Bosch, composto por um atuador eletrônico de freio e um ESP®, elimina a conexão mecânica entre o pedal do freio e o sistema de frenagem, proporcionando frenagens mais dinâmicas e seguras.
Em caso de erro, tanto o atuador quanto o ESP® aumentam a pressão de frenagem necessária.
O novo atuador de freio traduz a intenção de frenagem do motorista em ação, sendo leve e de fácil instalação.
Ele define a pressão do sistema hidráulico em todos os freios das quatro rodas e é adequado para funções de assistência ao motorista e frenagem de emergência.
A eliminação da conexão mecânica permite um design inovador da interface homem-máquina e do interior do veículo.
O pedal brake-by-wire transmite a solicitação de frenagem por sensores, tornando a experiência de condução mais segura e personalizada.
O sistema Steer-by-wire elimina a conexão mecânica entre a coluna de direção e o mecanismo de direção.
O atuador do volante detecta a solicitação de direção do motorista e a transmite digitalmente para o atuador de direção.
Isso possibilita novos designs interiores e melhora a experiência de direção, filtrando ou amplificando sinais da superfície da via conforme desejado pelo fabricante.
As inovações apresentadas pela Bosch no Tech Day 2024 demonstram o compromisso da empresa em liderar a transformação da mobilidade.
A integração de sistemas avançados de software e hardware, junto com novas tecnologias “by-wire”, estão moldando um futuro onde a mobilidade é mais segura, confortável e eficiente.
Durante o evento tivemos a oportunidade de conversar com o CEO global da Bosch, Stefan Hartung.