sábado, 20 julho , 2024
28 C
Recife

Bosch Tech Day 2024: software vai mudar radicalmente a indústria automotiva

Integração de sistemas avançados de software e hardware, junto com novas tecnologias "by-wire", estão moldando um futuro onde a mobilidade é mais segura, confortável e eficiente.

Qual o futuro da mobilidade? O que eu já posso afirmar para você é que o software vai mudar radicalmente a indústria automotiva e vou mostrar isso na prática durante a atualização dessa matéria.

Atendendo convite da Bosch vim até o Centro de Pesquisas da marca em Renningen, Alemanha, para acompanhar durante o Bosch Tech Day 2024 as inovações para a mobilidade Automotiva.

- Publicidade -

A nova unidade Vehicle Motion da Bosch foi um dos principais destaques ao integrar os recursos de frenagem, direção, movimentação do veículo, sistemas de proteção dos passageiros e sensores dinâmicos.

O Vehicle Motion Management é um sistema de software entre domínios que controla a dinâmica veicular em seis graus de liberdade, coordenando a frenagem, a direção, o powertrain e a suspensão.

Esse sistema otimiza a dinâmica, dirigibilidade e eficiência, além de gerenciar a complexidade das novas arquiteturas veiculares.

- Publicidade -

O software de integração controla os diversos domínios do veículo e inclui serviços baseados em dados que aumentam a segurança e conveniência.

A função “eBrake to zero” evita o solavanco após a parada do veículo, tornando o freio no trânsito mais confortável.

Melhora o ruído do veículo durante a frenagem, controlando de forma otimizada o motor e o sistema de frenagem de um veículo elétrico, garantindo uma parada suave sem necessidade de intervenção do freio hidráulico.

- Publicidade -

Os serviços baseados em dados do Vehicle Motion Management utilizam informações coletadas por sensores do veículo e mescladas na nuvem com dados de outros veículos e serviços meteorológicos.

Assim é possível receber avisos sobre riscos como aquaplanagem, buracos e lombadas, ajustando automaticamente a dinâmica do veículo para maior segurança e conforto.

As tecnologias act-by-wire substituem conexões mecânicas por sinais elétricos entre o volante, pedal do freio e atuadores de direção e frenagem.

Temos novas soluções de assistência que evitam situações críticas de direção, aumentando o conforto e a agilidade do veículo.

Outra vantagem permite aos designs o desenvolvimento de interiores inovadores e maior padronização nos sistemas de frenagem e direção.

O sistema Brake-by-wire da Bosch, composto por um atuador eletrônico de freio e um ESP®, elimina a conexão mecânica entre o pedal do freio e o sistema de frenagem, proporcionando frenagens mais dinâmicas e seguras.

Em caso de erro, tanto o atuador quanto o ESP® aumentam a pressão de frenagem necessária.

O novo atuador de freio traduz a intenção de frenagem do motorista em ação, sendo leve e de fácil instalação.
Ele define a pressão do sistema hidráulico em todos os freios das quatro rodas e é adequado para funções de assistência ao motorista e frenagem de emergência.

A eliminação da conexão mecânica permite um design inovador da interface homem-máquina e do interior do veículo.

O pedal brake-by-wire transmite a solicitação de frenagem por sensores, tornando a experiência de condução mais segura e personalizada.

O sistema Steer-by-wire elimina a conexão mecânica entre a coluna de direção e o mecanismo de direção.
O atuador do volante detecta a solicitação de direção do motorista e a transmite digitalmente para o atuador de direção.

Isso possibilita novos designs interiores e melhora a experiência de direção, filtrando ou amplificando sinais da superfície da via conforme desejado pelo fabricante.

As inovações apresentadas pela Bosch no Tech Day 2024 demonstram o compromisso da empresa em liderar a transformação da mobilidade.

A integração de sistemas avançados de software e hardware, junto com novas tecnologias “by-wire”, estão moldando um futuro onde a mobilidade é mais segura, confortável e eficiente.

Durante o evento tivemos a oportunidade de conversar com o CEO global da Bosch, Stefan Hartung.



Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão