quinta-feira, 20 junho , 2024
28 C
Recife

Casos de roubos e furtos de VUCs e vans aumentam 24% no primeiro trimestre de 2024 em São Paulo

Capital paulista e Guarulhos lideram o crescimento nas ocorrências, revela levantamento da Ituran Brasil.

O Estado de São Paulo registrou um aumento significativo nos casos de roubos e furtos de veículos utilitários de carga (VUC) e vans no primeiro trimestre de 2024. Segundo dados da Ituran Brasil, empresa líder em monitoramento veicular, baseados em informações da Secretaria de Segurança Pública, houve um crescimento de 24% nas ocorrências em comparação ao mesmo período do ano anterior.

- Publicidade -

No primeiro trimestre de 2024, o Estado de São Paulo viu um aumento preocupante nos casos de roubos e furtos envolvendo veículos utilitários de carga (VUC) e vans. Um levantamento da Ituran Brasil, com base em dados da Secretaria de Segurança Pública, revelou que o número de ocorrências subiu de 395 em 2023 para 490 em 2024, representando um aumento de 24%.

A análise da proporção entre roubo e furto mostrou uma tendência consistente. Em 2023, 64,81% dos eventos foram classificados como roubo e 35,19% como furto. Em 2024, a proporção foi ligeiramente alterada, com 64,29% dos eventos sendo roubo e 35,71% furto.

Fernando Correia, gerente de operações da Ituran Brasil, explica que os roubos de VUCs e vans seguem um padrão semelhante ao dos caminhões de grande porte, onde os criminosos frequentemente mantêm os motoristas como reféns por longas horas. “Os criminosos seguem as rotas usuais para evitar que os gestores de frota percebam a anormalidade, o que lhes dá tempo para desativar dispositivos de segurança. Muitas vezes, os motoristas, sob pressão, respondem às ligações da base afirmando que está tudo sob controle”, disse Correia.

A cidade de São Paulo lidera em número de casos, com 264 roubos e furtos no primeiro trimestre de 2024, uma alta de 27,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Guarulhos aparece em seguida, com 71 casos, um aumento de 208% em comparação ao primeiro trimestre de 2023.

- Publicidade -

Os dados também indicam que 91,43% das ocorrências se concentram na região metropolitana, uma alta em relação aos 87% registrados no mesmo período de 2023. “Os meliantes preferem vias que proporcionem acesso rápido para o deslocamento, como rodovias, avenidas e estradas, seguindo o mesmo padrão das ocorrências de caminhões de grande porte”, acrescenta Correia.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente