Em uma parceria inovadora, CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentaram o primeiro protótipo de ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com Nióbio, utilizando a tecnologia de recarga ultrarrápida da ABB. O projeto, instalado em Araxá (MG), promete revolucionar a mobilidade urbana com recargas extremamente rápidas e maior durabilidade das baterias.
O pantográfico ultrarrápido utilizado no projeto é o Terra HVC 300kW da ABB, líder global em soluções de carregamento de veículos elétricos (VE). Segundo Wilson Morais, diretor de produtos e soluções da divisão de mobilidade elétrica da ABB, este é o primeiro modelo de carregador pantográfico invertido (Panto Down) instalado no Brasil e na América Latina.
A ABB já implementou esta tecnologia com sucesso em diversos projetos ao redor do mundo, como durante a Copa do Mundo no Catar em 2022, onde foram instalados 89 carregadores pantográficos e mais de 240 carregadores de alta potência com conector CCS-2.
Parceria e Desenvolvimento – “A escolha da ABB como fornecedora da tecnologia de carregamento para este protótipo de ônibus elétrico reforça a liderança da empresa em soluções de mobilidade elétrica. Trata-se de um projeto inédito para promover uma mobilidade urbana mais limpa e sustentável. CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus estão unidas para o desenvolvimento e aplicação de baterias de íons de lítio com Nióbio para impulsionar o crescimento da eletrificação no mundo”, avalia Morais.
Características do Carregador Pantográfico ABB Terra HVC – O carregador pantográfico ABB Terra HVC é composto por duas cabines de potência de 150kW cada e um totem com pantógrafo que inclui um sistema de detecção automática do veículo por proximidade. No protótipo de e-Bus, dois trilhos de contato instalados na parte superior do veículo recebem a conexão do carregador pantográfico da ABB, garantindo uma recarga eficiente e rápida.
O modelo escolhido para o projeto foi o de 300kW, equipado com um sistema de conexão pantográfica da Shunck. O equipamento permite que a bateria do ônibus elétrico seja recarregada de 20% a 100% em apenas 10 minutos.
Implementação e Futuro – A ABB forneceu dois carregadores pantográficos: o primeiro está instalado na planta da CBMM em Araxá (MG) e o segundo na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende (RJ). A tecnologia foi desenvolvida para ser expandida e aplicada em novos projetos de eletrificação de frotas de ônibus elétricos.
Detalhes dos Testes e Benefícios da Tecnologia – CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciaram no dia 19 de junho os primeiros testes em operação real do protótipo. A grande vantagem dessa tecnologia é permitir uma recarga ultrarrápida, maior segurança e uma vida útil da bateria que pode ser até três vezes superior às das baterias convencionais.
O período de testes do ônibus elétrico é indeterminado e será definido de acordo com a evolução da aplicação. Todos os componentes serão monitorados em tempo real para análise de comportamento e melhorias tecnológicas. A expectativa é que a bateria com tecnologia NTO esteja disponível no mercado em 2025.