A Scania, reconhecida por seu compromisso com opções de powertrain de baixo carbono, está ampliando sua oferta com a introdução de uma variante GNL do Scania Touring. Esta variante pode operar com gás natural, biogás ou uma mistura dos dois, facilitando uma transição suave para o biogás e oferecendo uma solução circular e economicamente viável para o transporte sustentável de longa distância.
Os ônibus movidos a gás representam uma opção altamente interessante para operadores de transporte, equilibrando sustentabilidade com aspectos econômicos. Carl-Johan Lööf, Chefe de Gerenciamento de Produtos para Soluções de Transporte de Pessoas da Scania, destaca os benefícios da nova variante: “A nova variante LBG/LNG do Scania Touring é uma excelente opção para operadores de ônibus expresso e de longa distância que desejam se tornar mais sustentáveis sem investimentos massivos ou impacto negativo nas operações.”
Equipada com um motor a gás de 13 litros que oferece 410 cv (302 kW) e 2000 Nm de torque, a nova variante oferece eficiência que permite aos usuários reduzir seus custos com combustível e uma autonomia superior a 1.000 km com a opção de tanque padrão. Lööf enfatiza: “Este produto oferece potência, torque e autonomia equivalentes aos de um ônibus ou coletivo movido a diesel, ao mesmo tempo em que reduz os níveis de ruído e oferece custos operacionais mais baixos. Se adicionarmos os benefícios de sustentabilidade do uso de biogás, é uma solução verdadeiramente excepcional.”
A Scania tem sido pioneira na utilização de biogás, inicialmente na forma comprimida para ônibus urbanos e suburbanos. Nos últimos anos, desenvolvimentos tecnológicos permitiram que o biogás fosse resfriado e transformado em líquido de alta densidade energética (LBG/GNL), tornando-o uma solução mais viável para veículos comerciais pesados em rotas de longa distância. Jonas Strömberg, Gerente de Negócios de Transporte Sustentável da Scania, destaca o papel do biogás na descarbonização do transporte pesado, especialmente em aplicações de longa distância.
O biogás oferece reduções substanciais nas emissões de CO2 em comparação com o diesel, além de outros benefícios para o desenvolvimento sustentável. É livre de combustíveis fósseis e renovável, contribuindo para a criação de empregos locais, gestão de resíduos, segurança energética e enriquecimento do solo. Strömberg enfatiza: “Essas soluções são verdadeiramente circulares e eu diria que nosso trem de força a gás de 13 litros é a opção mais sustentável e viável do mercado para operadores de longa distância. É melhor para o meio ambiente, silencioso, inteligente e, talvez o mais importante, disponível aqui e agora, permitindo que os operadores de longa distância deem um grande passo em direção ao transporte sustentável.”
Os motores a gás da Scania, desenvolvidos desde o início dos anos 1900, oferecem flexibilidade ao funcionarem tanto com gás natural quanto com biogás, além de gás liquefeito ou comprimido, sem a necessidade de aditivos. A introdução da variante a gás do Scania Touring expande o portfólio de gás da Scania para o segmento de longa distância, complementando as ofertas existentes, como o Scania Beulas DD LBG/LNG e o Scania Irizar i6S Efficient LBG/LNG.