A Audi apresentou os novos A5 Sedan e A5 Avant Wagon, que substituirão o A4 como alternativa da marca ao BMW Série 3. A mudança faz parte de uma reestruturação de nomenclatura para acomodar veículos elétricos, onde modelos com numeração ímpar continuarão com motores a combustão, enquanto números pares serão reservados para EVs.
O A5 de terceira geração, mais longo e largo que o A4, adota uma silhueta fastback com uma grande escotilha e uma grade mais ampla. O design frontal inclui faróis de LED finos e uma barra de luz OLED traseira com animações.
O interior do A5 destaca-se pela tecnologia avançada, com uma tela curva de 14,5 polegadas para o sistema de infoentretenimento, um painel de instrumentos digital de 11,9 polegadas e uma tela de 10,9 polegadas para o passageiro dianteiro.
No mercado americano, os detalhes ainda são limitados, mas a versão perua Avant não estará disponível nos EUA, como deve ser difícil vir para o Brasil. Na Europa, o A5 terá opções de motores TFSI e TDI de 2.0 litros, variando entre 148 e 201 cavalos de potência. O S5 retorna com um motor TFSI V6 de 3.0 litros, gerando 362 cavalos. Todos os modelos incluem transmissão automática de dupla embreagem e opções de tração dianteira ou Quattro.
A Audi melhorou significativamente o chassi do A5, oferecendo uma suspensão opcional com amortecedores adaptativos para maior conforto e esportividade, além de uma direção mais precisa.
O novo Audi A5 estará disponível na Europa em novembro de 2024, com preços a partir de € 45.200.