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Crescimento de motocicletas no Brasil exige tecnologias de segurança avançadas

Com o aumento das motos nas ruas, sistemas como o ABS tornam-se essenciais para reduzir acidentes e salvar vidas.

O número de motocicletas no Brasil cresceu 78% na última década, alcançando 32 milhões em 2023, o que intensifica a necessidade de tecnologias avançadas para melhorar a segurança nas estradas e ruas do país.

A presença de motocicletas nas estradas, ruas e avenidas do Brasil continua crescendo rapidamente. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a quantidade de motos nas ruas brasileiras saltou de 18 milhões em 2013 para 32 milhões em 2023, representando um aumento de 78% em dez anos. Esse crescimento acentua a necessidade de tecnologias de segurança para auxiliar os motociclistas.

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Os acidentes envolvendo motos são uma preocupação crescente no país. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam uma média de 77 acidentes com motos por dia nas rodovias federais. Em 2023, mais de 1,2 milhão de pessoas foram hospitalizadas devido a acidentes com motos, um aumento de 32% em comparação com a última década, segundo o Ministério da Saúde. Estudos mostram que 29% a 47% dos acidentes de trânsito com motocicletas estão relacionados a problemas de frenagem, como força de frenagem insuficiente ou frenagem incorreta.

No mês de celebração do Dia do Motociclista (27 de julho), a Bosch destaca a importância de tecnologias que oferecem mais segurança e conforto aos condutores. Um exemplo crucial é o Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS), que impede o travamento das rodas e melhora a estabilidade da motocicleta. Estimativas do World Health Organization e do Highway Loss Data Institute sugerem que o ABS reduz entre 34% a 42% dos acidentes fatais de trânsito.

No Brasil, desde 2014, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tornou obrigatório o uso do ABS em motos com mais de 300 cilindradas, e pelo menos em uma roda para veículos menores que 300 cilindradas. Alternativamente, os fabricantes podem optar pelo Sistema de Frenagem Combinada das Rodas (CBS). A Argentina e o Chile seguiram o exemplo em 2024, exigindo o ABS para motos com cilindrada acima de 250 e 150, respectivamente. A Colômbia se unirá a aproximadamente 35 outros países ao exigir ABS para motos maiores que 150 cilindradas a partir de outubro de 2025, e para aquelas maiores que 125 cilindradas a partir de abril de 2027.

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Além do ABS, a Bosch oferece funcionalidades complementares para aumentar a segurança e o conforto, incluindo:

  • Mitigação de levantamento da roda traseira: Reduz a pressão no freio dianteiro para manter a roda traseira no chão durante frenagens fortes.
  • Mitigação de levantamento da roda dianteira: Controla a potência do motor para minimizar o risco da roda dianteira levantar durante acelerações intensas.
  • Controle de tração: Regula o torque do motor para prevenir o escorregamento da roda traseira e melhorar a estabilidade do veículo.
  • Sistema eletrônico de frenagem combinada: Distribui o esforço de frenagem entre as rodas dianteira e traseira para aumentar a estabilidade. Por exemplo, se o piloto freia apenas a roda traseira, o sistema aciona também o freio dianteiro e vice-versa.

A Bosch continua a contribuir para a redução de acidentes com motocicletas no Brasil e no mundo, desenvolvendo e fornecendo tecnologias de segurança, em linha com sua visão de “Tecnologia Para a Vida”.

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