O mercado de Proteção Veicular está em crescimento no Brasil e deve passar por mudanças com a discussão do Projeto de Lei Complementar (PLP) 101/2023 no Congresso Nacional. Este será um dos temas centrais da 6ª Fenaprove, maior feira do setor, que acontece no dia 7 de agosto, em Olinda.
A 6ª Fenaprove, maior feira de Proteção Veicular do Brasil, será realizada pela primeira vez no Nordeste, no dia 7 de agosto, no Centro de Convenções de Olinda. O evento, que reunirá as maiores empresas do segmento, terá como um dos temas centrais a regulamentação do setor através do Projeto de Lei Complementar (PLP) 101/2023, atualmente em discussão no Congresso Nacional.
“Estamos em um momento bastante importante. A regulamentação vai beneficiar as associações, cooperativas e consumidores, além de trazer mais segurança. E a Fenaprove está atenta a essa movimentação,” revela Alexandre Almeida, fundador da feira. Entre as diversas palestras, um encontro com o deputado federal Vinícius Carvalho, relator do Projeto de Lei, será destaque para trazer esclarecimentos e tirar dúvidas dos participantes.
Inovações e Tendências – A primeira edição da Fenaprove no Nordeste reunirá mais de 20 empresas de áreas como Tecnologia, Contabilidade, Marketing e Serviços Jurídicos. O Grupo Hinova, especializado em soluções digitais, apresentará produtos como suporte financeiro, software de otimização de procedimentos operacionais e clube de benefícios. “O Hinova I.A oferece uma central de atendimento humanizada e específica para nosso segmento. A solução notifica problemas e encaminha para a equipe interna da associação, tudo utilizando o WhatsApp,” explica Ivânia Gomes Azïz, gerente de Marketing do Grupo Hinova.
Outro destaque da feira é a Redeveiculos.com, empresa de rastreamento veicular que traz diferenciais como plataforma personalizada, assinatura digital de contratos de comodato e visualização da cobertura de sinal das operadoras no mapa. A Amparo, especializada em assistência residencial, de saúde e auto, moto e veículos pesados, oferecerá serviços como auxílio mecânico, pane seca, troca de pneus, reboque emergencial e chaveiro auto.
A operadora alemã 1NCE, uma spin-off da Deutsche Telekom, também estará presente, oferecendo serviços de conectividade gerenciada para aplicativos de Internet das Coisas (IoT) e M2M, facilitando o rastreamento veicular. “Nós oferecemos cobertura em 173 países e suporte a todos os padrões de rádio como 2G, 3G, 4G/LTE-M e NB-IoT,” explica William Franco, diretor comercial da organização.
A Vangard Gestora, pioneira na administração de entidades de socorro mútuo e cooperativas de transporte no Brasil, também marcará presença, cuidando de aspectos como cadastro, cobrança preventiva e pós-vencimento, gestão completa de eventos e monitoramento, com o objetivo de reduzir custos operacionais e garantir procedimentos administrativos validados.
“Estamos muito felizes em chegar ao Recife, principalmente nesse momento tão importante para as associações que atuam nessa área. A Fenaprove teve a sua primeira edição em 2018, em Minas Gerais, e desde então, já reunimos mais de 90 expositores e 15 mil participantes,” afirma Camila Óbici, sócia diretora da Hinova Consult. “A Fenaprove Nordeste vai entrar para a história,” conclui.
Palestras Simultâneas – Além de apresentar as principais novidades do setor de proteção veicular, a Fenaprove oferecerá palestras gratuitas com temas variados. As capacitações, com duração média de 45 minutos, abordarão desde dicas de gestão até as melhores formas de se relacionar com os associados, além de atualizações sobre a regulamentação do setor e estratégias de otimização e redução de custos nas empresas. Entre os palestrantes confirmados estão Miriam Soares, CEO do Grupo Vangard, Euler Carvalho, diretor de tecnologia da Infornet Sistemas, e Maurício Dobiez, sócio diretor da Hold Contabilidade.
Vantagens da Proteção Veicular – Segundo dados de 2024 da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), 70% da frota circulante no Brasil não está coberta por proteção contra acidentes, roubos, furtos ou danos. Isso representa mais de 60 milhões de automóveis, um aumento de 2,9% em relação a 2023.
As Associações de Proteção Veicular surgiram como uma alternativa ao seguro automotivo tradicional, operando sob o princípio da mutualidade. Nesse modelo, os associados compartilham os custos relacionados a danos ou perdas de veículos, sem a intermediação das seguradoras tradicionais, garantindo acesso à proteção patrimonial de maneira mais acessível e com menos burocracia, tornando a opção mais inclusiva e simplificada.