Mika Häkkinen, bicampeão mundial de Fórmula 1 (1998 e 1999), voltou a pilotar um McLaren durante o Festival de Velocidade de Goodwood, dirigindo um Solus GT com pintura alusiva ao icônico McLaren MP4/13.
No Festival de Velocidade de Goodwood, Mika Häkkinen reviveu sua época de ouro ao volante de um McLaren Solus GT, homenageando o carro com o qual conquistou o título mundial de 1998. O Solus GT, com sua pintura nostálgica, trouxe à vida a era dos motores V10 da Fórmula 1, emocionando os fãs com sua subida na colina. Este evento não só celebrou o legado de Häkkinen, mas também marcou a vitória do Solus GT no desafio cronometrado em 2023, com um tempo de 45s342.
O Solus GT dirigido por Häkkinen é um dos 25 modelos exclusivos produzidos pela McLaren. A pintura, uma obra-prima da McLaren Special Operations (MSO), foi feita à mão para replicar fielmente o chassi do MP4/13, graças ao toque de um membro da equipe original de 1998. “Dirigir o Solus GT é uma experiência que me lembra da época em que corria pela McLaren. Um verdadeiro monoposto com potência e som de motor V10. Simplesmente incrível!”, disse Häkkinen.
Revelado em agosto de 2022, o Solus GT é a realização do carro-conceito McLaren Ultimate Vision Gran Turismo do videogame Gran Turismo SPORT. Com peso inferior a 1.000 kg, o hipercarro é movido por um motor V10 de 5,2 litros, naturalmente aspirado, capaz de atingir mais de 10.000 rpm e desenvolver 840 cv. Sua aerodinâmica avançada, resultante de pesquisa em túnel de vento e Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD), gera mais de 1.200 kg de força descendente, proporcionando tempos de volta impressionantes e uma experiência de pilotagem comparável a um Fórmula 1.