HPE Automotores e Spinelli Racing revelam a picape Triton Ultimate Racing, um veículo de rally raid de alto nível, desenvolvido no Brasil para competir em provas como o Rally dos Sertões e o Dakar.
A HPE Automotores, representante oficial da Mitsubishi Motors no Brasil, celebra um momento histórico em sua trajetória no esporte a motor. Em parceria com a Spinelli Racing, a marca dos três diamantes está desenvolvendo no Brasil a picape Triton Ultimate Racing, um carro de rally raid apto a competir na principal categoria das mais importantes provas do circuito mundial, como o Sertões e o Dakar.
Essa novidade chega logo após o anúncio da volta da Mitsubishi Motors à Stock Car, destacando o compromisso da marca com o automobilismo brasileiro. Desenvolvida e fabricada nas instalações da Spinelli Racing, a Triton Ultimate Racing é um projeto 100% brasileiro, agregando o conhecimento do piloto Guiga Spinelli, maior campeão do Rally dos Sertões entre os carros, com cinco títulos.
O projeto, iniciado após a edição 2023 do Rally dos Sertões, envolve cerca de 30 profissionais e está sendo desenvolvido na sede da Spinelli Racing na Fazenda Velocittá. O local conta com toda a estrutura necessária para a fabricação e testes do novo veículo, que representará a Mitsubishi Motors em competições de rally ao redor do mundo.
Para Mauro Luis Correia, CEO da HPE Automotores, “as competições de rally são nosso melhor laboratório para desenvolvimento de sistemas e tecnologias para os veículos Mitsubishi Motors vendidos em todo o país. Esse projeto está nos proporcionando vasto conhecimento para o desenvolvimento dos nossos modelos para os consumidores em geral, especialmente os do agronegócio”.
A Triton Ultimate Racing traz todo o DNA vitorioso da Mitsubishi Motors nas competições de rally. A marca é a maior vencedora da história do Rally Dakar e do Rally dos Sertões, com doze vitórias em cada uma dessas competições. O modelo é equipado com um motor V8 de 450 cv de potência, aliado a uma caixa de câmbio sequencial de seis velocidades da marca Sadev. O veículo também possui diferenciais produzidos pela Xtrac, oito amortecedores de alto desempenho da Relger e pneus de 37′.
O sistema de injeção eletrônica é gerido por uma central Motec integrada aos módulos de distribuição de energia (PDM), reduzindo a quantidade de fios e o peso total do modelo. A carroceria é construída em fibra de carbono e kevlar, e o chassi em cromo molibdênio, proporcionando uma combinação ideal de leveza e resistência.
Guiga Spinelli, piloto e responsável pelo desenvolvimento da Triton Ultimate Racing, afirmou: “É um orgulho imenso fazer parte de um projeto 100% nacional que colocará o Brasil sob os holofotes do circuito mundial de rally raid. Temos um time muito experiente, trabalhando incansavelmente para estrear um carro com grande potencial para conquistas expressivas nos mais importantes rallys do mundo”.
O desenvolvimento do veículo, considerado curto dentro dos padrões do automobilismo de alto nível, está programado para estrear na próxima edição do Rally dos Sertões, que ocorre entre os dias 23 e 31 de agosto, percorrendo mais de 3.500 quilômetros entre Brasília, Minas Gerais, Goiás e Bahia. A ideia é usar essa corrida como continuidade do trabalho de desenvolvimento, extraindo ao máximo tudo aquilo que a Triton Ultimate Racing tem a oferecer.