Em seu discurso de nomeação na Convenção Nacional Republicana em Milwaukee, Donald Trump anunciou que pretende acabar com as políticas de incentivo a veículos elétricos de Joe Biden no seu primeiro dia de mandato, argumentando que tais medidas estão “obliterando” a indústria automobilística americana. Trump afirmou que sua ação economizaria milhares de dólares por carro para os consumidores dos EUA e salvaria a indústria nacional.
Trump ressaltou que o governo Biden não possui um mandato direto sobre veículos elétricos, mas os novos limites de poluição do ar emitidos pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) em março estão forçando ilegalmente as montadoras a vender veículos elétricos. Ele também mencionou a importância de “salvar a indústria automobilística dos EUA da obliteração completa”.
Em um aparente paradoxo, Trump também afirmou que a China deveria construir veículos elétricos nos EUA. Ele criticou a construção de fábricas chinesas no México para a produção de carros destinados ao mercado americano, dizendo que essas fábricas deveriam ser construídas nos Estados Unidos e operadas por trabalhadores americanos. Caso contrário, Trump ameaçou impor tarifas de até 200% em cada carro importado da China.
Ambos, Trump e Biden, buscam impedir a entrada de carros feitos na China nos EUA para proteger os fabricantes nacionais. No entanto, a abordagem de Trump parece ser mais transacional, enquanto Biden tem examinado amplamente veículos com ligações à China, incluindo aqueles feitos fora do país. Biden tem tentado excluir empresas com pelo menos 25% de propriedade de uma entidade governamental chinesa de se beneficiarem de créditos fiscais e lançou uma investigação sobre carros com software chinês que poderiam comprometer a segurança dos cidadãos dos EUA.
Trump criticou os gastos do governo Biden com políticas verdes, afirmando que redirecionaria esses recursos para projetos de infraestrutura como estradas, pontes e represas. Ele também expressou seu desdém por veículos elétricos, alegando que eles não funcionam e beneficiam a China e o México em detrimento dos trabalhadores americanos. Em contraste, Biden fez da transição para carros movidos a bateria uma de suas principais políticas climáticas e industriais, estabelecendo uma meta de 50% de todas as vendas de veículos novos sendo elétricos até 2030.