O roteiro do 32º Sertões foi atualizado após a última conferência da equipe técnica da competição, que ocorrerá de 23 a 31 de agosto. Com ajustes no trajeto, a prova terá um total de 3.704 km, sendo 2.386 km de trechos cronometrados, passando pelo Distrito Federal, Goiás e Bahia.
A largada e chegada serão em Brasília (DF), que recebe o evento pela terceira vez (2005 e 2020). A concentração acontecerá no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha, com as cidades de Formosa (GO), Santa Maria da Vitória (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA) também sendo anfitriãs do rally.
A 32ª edição do Sertões traz uma mudança significativa no regulamento do evento. A etapa Maratona, onde os participantes realizam a própria manutenção dos veículos sem auxílio mecânico após o fim do primeiro dia da etapa, agora permite 90 minutos para revisão, em vez dos 30 minutos anteriormente permitidos. Essa fase crucial (4ª e 5ª etapas) acontecerá em percursos diferentes, mas simultâneos, entre os competidores afiliados à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo – UTVs e carros) e à CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo – motos e UTVs). No dia seguinte, os trajetos serão trocados entre os competidores.
Para a equipe Braço Curto MotorSport, representada pelas duplas Mário Marcondes/Artêmio Pauluci e Luiz Manara/Léo Telles Silva, as mudanças são positivas e trarão vantagens na disputa. “Com mais tempo, faremos os reparos nos carros mais assertivamente e com mais tranquilidade. Acredito que isso possa ser um denominador importante na hora de nos mantermos competitivos no certame,” analisou o piloto Mário.
Apesar dos 3.704 km de extensão, o 32º Sertões foi desenhado para oferecer mais praticidade e economia nos deslocamentos. Após a largada em Brasília, haverá duas etapas em formato de laço em Luís Eduardo Magalhães (BA) e mais duas em Formosa (GO). Enquanto pilotos e navegadores aceleram por 2.386 km de trechos cronometrados, as equipes de apoio terão um deslocamento de 1.453 km. No total, serão oito etapas e o prólogo.
“A organização do evento conseguiu encontrar regiões onde fosse possível fazer um rally de alta qualidade técnica, proporcionando uma logística que facilitasse o trabalho das equipes, poupando os nossos mecânicos e reduzindo custos,” salientou Manara.
A Braço Curto MotorSport espera por mais um Sertões desafiador. “Estamos sempre preparados para o ‘pior’, mas acredito que teremos os obstáculos tradicionais do rally raid: erosões, setores de trial, pedras, estradas à beira de precipícios, terrenos arenosos, travessias de rios, estradas de alta velocidade, trechos travados, curvas de todos os tipos e muita poeira,” completou Mário. A equipe competirá com uma Ford Ranger e uma Mitsubishi L200 Evo, visando ficar entre os Top 5 de suas categorias. Mário e Artêmio disputam na categoria Ultimate T1, e Manara e Léo na categoria Ultimate Brasil.