quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

32º Sertões: novo roteiro e mudanças no regulamento prometem disputa acesa

Competição passa por Brasília, Goiás e Bahia, com 3.704 km de desafios para pilotos e navegadores.

O roteiro do 32º Sertões foi atualizado após a última conferência da equipe técnica da competição, que ocorrerá de 23 a 31 de agosto. Com ajustes no trajeto, a prova terá um total de 3.704 km, sendo 2.386 km de trechos cronometrados, passando pelo Distrito Federal, Goiás e Bahia.

A largada e chegada serão em Brasília (DF), que recebe o evento pela terceira vez (2005 e 2020). A concentração acontecerá no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha, com as cidades de Formosa (GO), Santa Maria da Vitória (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA) também sendo anfitriãs do rally.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A 32ª edição do Sertões traz uma mudança significativa no regulamento do evento. A etapa Maratona, onde os participantes realizam a própria manutenção dos veículos sem auxílio mecânico após o fim do primeiro dia da etapa, agora permite 90 minutos para revisão, em vez dos 30 minutos anteriormente permitidos. Essa fase crucial (4ª e 5ª etapas) acontecerá em percursos diferentes, mas simultâneos, entre os competidores afiliados à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo – UTVs e carros) e à CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo – motos e UTVs). No dia seguinte, os trajetos serão trocados entre os competidores.

Para a equipe Braço Curto MotorSport, representada pelas duplas Mário Marcondes/Artêmio Pauluci e Luiz Manara/Léo Telles Silva, as mudanças são positivas e trarão vantagens na disputa. “Com mais tempo, faremos os reparos nos carros mais assertivamente e com mais tranquilidade. Acredito que isso possa ser um denominador importante na hora de nos mantermos competitivos no certame,” analisou o piloto Mário.

Apesar dos 3.704 km de extensão, o 32º Sertões foi desenhado para oferecer mais praticidade e economia nos deslocamentos. Após a largada em Brasília, haverá duas etapas em formato de laço em Luís Eduardo Magalhães (BA) e mais duas em Formosa (GO). Enquanto pilotos e navegadores aceleram por 2.386 km de trechos cronometrados, as equipes de apoio terão um deslocamento de 1.453 km. No total, serão oito etapas e o prólogo.

- Publicidade -

“A organização do evento conseguiu encontrar regiões onde fosse possível fazer um rally de alta qualidade técnica, proporcionando uma logística que facilitasse o trabalho das equipes, poupando os nossos mecânicos e reduzindo custos,” salientou Manara.

A Braço Curto MotorSport espera por mais um Sertões desafiador. “Estamos sempre preparados para o ‘pior’, mas acredito que teremos os obstáculos tradicionais do rally raid: erosões, setores de trial, pedras, estradas à beira de precipícios, terrenos arenosos, travessias de rios, estradas de alta velocidade, trechos travados, curvas de todos os tipos e muita poeira,” completou Mário. A equipe competirá com uma Ford Ranger e uma Mitsubishi L200 Evo, visando ficar entre os Top 5 de suas categorias. Mário e Artêmio disputam na categoria Ultimate T1, e Manara e Léo na categoria Ultimate Brasil.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil