O mês de julho foi o mais promissor do ano para a comercialização de carros usados no Brasil, com as concessionárias obtendo um Retorno Sobre Investimento (ROI) médio de 84%, superando os 78% registrados em junho e marcando um crescimento significativo no setor.
O mês de julho foi o mais promissor do ano para a comercialização de carros usados no Brasil, com as concessionárias obtendo um Retorno Sobre Investimento (ROI) médio de 84%, superando os 78% registrados em junho. Nos meses anteriores, o indicador se manteve ao redor de 70%, demonstrando um crescimento significativo no setor.
No topo do ranking de rentabilidade, a marca Peugeot se destacou com um ROI de 121%, seguida por Hyundai (119%) e Honda (117%). Outras marcas como Caoa Chery (116%) e Citroën (103%) também se destacaram, segundo o Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU).
“O mês foi marcado pela boa rentabilidade e pela velocidade no giro de estoque. O crescimento no número de avaliações e captações foi de 10% em relação ao mês anterior, atingindo um recorde nos últimos 12 meses”, destacou Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer. Ele ressaltou que os dados de julho reforçam o fenômeno de crescimento do mercado, perceptível nos meses anteriores, especialmente em junho.
A velocidade de giro de estoque em julho foi um fator determinante para o desempenho positivo, com uma média de 34 dias, a menor do ano. A margem bruta média também subiu para 11%, comparada a 10,8% em junho, enquanto o tíquete médio de venda alcançou R$ 81.168.
De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em julho foram comercializados 1,08 milhão de carros e comerciais leves usados, representando um aumento de 20% em comparação com julho de 2023 e de 13% em relação a junho de 2024. “Quando a demanda é alta, a tendência é que o negócio se torne mais rentável, não só devido à melhora nos preços para os revendedores, mas também porque a rapidez nas negociações contribui para a redução dos custos operacionais. Quanto mais rápido o estoque gira, menor é o impacto do custo de oportunidade na rentabilidade”, explicou Braga.
Nissan Versa Ultrapassa Toyota Yaris
Um destaque do mês foi o Nissan Versa, que, após não figurar no ranking dos 10 modelos mais rentáveis em junho, liderou o quesito de maior ROI em julho. O modelo permaneceu em estoque por apenas 27 dias, com preço médio de R$ 78 mil e margem de 10,9%. O Toyota Yaris Sedan subiu da décima para a segunda posição, com um giro médio de 31 dias e margem de 12,3% para um preço médio de R$ 87 mil. Já o Toyota Yaris Hatch, que anteriormente liderava em rentabilidade, ficou na terceira posição com preço médio de R$ 86 mil, margem de 11,1% e giro de 28 dias.
Jeep é a Marca Mais Utilizada em Trocas por Elétricos
O estudo também revelou que a Jeep foi a marca mais utilizada em trocas por veículos elétricos de marcas chinesas. Na GWM, 18% das vendas de veículos elétricos envolveram um Jeep como parte do pagamento, seguida por Toyota (11%), Volkswagen (10%), Chevrolet, Honda e Hyundai (8% cada) e Fiat (5%).
Nas concessionárias BYD, a Jeep também lidera como a marca mais trocada por elétricos, com 12% das negociações envolvendo a entrega de um carro da marca. Hyundai e Volkswagen aparecem em seguida.
O estudo abrange 2.707 concessionárias de 23 diferentes marcas conectadas à plataforma Auto Avaliar. Presente em sete países, a Auto Avaliar atualmente atende 4.200 concessionárias e mais de 38.000 lojas independentes, realizando vendas anuais de US$ 1,4 bilhão.