A McLaren marcará sua presença no Monterey Car Week 2024 com uma celebração de seu notável legado nas corridas, destacando o impacto de sua história na Fórmula 1 na criação de supercarros icônicos. O evento acontece em meio às comemorações do 50º aniversário do primeiro Campeonato Mundial de Fórmula 1 da equipe, conquistado em 1974.
No The Quail, a Reunião do Esporte a Motor, em 16 de agosto, a McLaren irá celebrar um dos momentos mais importantes de sua história: o primeiro título de Campeonato Mundial de Fórmula 1 conquistado pelo piloto brasileiro Emerson Fittipaldi em 1974.
Este título também marcou a primeira vitória de um piloto da McLaren, consolidando a equipe como uma das forças dominantes na Fórmula 1. Naquele mesmo ano, a McLaren conquistou seu primeiro Campeonato Mundial de Construtores, validando o propósito da equipe em competir no mais alto nível, um objetivo alcançado apenas quatro anos após a trágica morte de seu fundador, Bruce McLaren.
O icônico McLaren M23, o carro que levou Fittipaldi à vitória em 1974, será uma das atrações principais do evento. Este modelo, que continuou a competir até 1977, conquistou 16 vitórias em Grandes Prêmios e outro título mundial com James Hunt em 1976, tornando-se um dos projetos de Fórmula 1 mais bem-sucedidos da McLaren.
Além do M23, o estande da McLaren contará com um dos seis exemplares do McLaren 750S com o tema especial “3-7-59”, que homenageia as vitórias da equipe na Tríplice Coroa do automobilismo: as 500 Milhas de Indianápolis de 1974, o Grande Prêmio de Mônaco de 1984 e as 24 Horas de Le Mans de 1995.
Este ano, a McLaren também presta homenagem ao legado de Ayrton Senna, 30 anos após sua morte, com a exibição do McLaren Senna com a decoração “Senna Sempre”, um carro único com obras de arte pintadas à mão pela McLaren Special Operations (MSO). Este tributo audacioso a Senna estará em exposição na América do Norte pela primeira vez, ao lado de dois carros de Fórmula 1 que ele pilotou.
McLaren Trophy America – A McLaren anunciou a inauguração do McLaren Trophy America, que terá sua primeira temporada em 2025. O campeonato, com dez etapas, começará em março e incluirá corridas em circuitos icônicos como o Indianapolis Motor Speedway e o Circuit Of The Americas em Austin, Texas. Esta série proporcionará corridas competitivas para pilotos amadores de GT e aspirantes a pilotos profissionais.
“Cinquenta anos depois da nossa primeira vitória no campeonato mundial, continuamos inspirados pela nossa história de corridas através dos tempos. Hoje, competimos em múltiplas modalidades e cada supercarro que criamos é uma continuação dessa herança automobilística. A expansão disso com o McLaren Trophy America em 2025 só prova nosso compromisso em fazer mais história na pista“, declarou Michael Leiters, CEO da McLaren Automotive.