segunda-feira, 16 setembro , 2024
28 C
Recife

SKF reestrutura operação na América Latina e aposta em Kit Centers para crescimento regional

Com 109 anos de atuação no Brasil, SKF reforça presença na América Latina e prevê crescimento significativo a partir de 2025 com novas estratégias e lançamentos.

A SKF, líder global em rolamentos, tensionadores e polias, realizou uma reestruturação estratégica em sua operação de Aftermarket na América Latina, visando fortalecer sua presença regional e promover crescimento de dois dígitos a partir de 2025.

Com mais de um século de atuação no Brasil, a SKF, uma das principais fabricantes globais de peças automotivas, anunciou uma reestruturação importante em sua operação de Aftermarket na América Latina. Essa mudança visa somar esforços entre as unidades de negócios e dar mais autonomia às equipes locais, permitindo um atendimento mais eficiente às necessidades específicas de cada mercado.

- Publicidade -

Michel Vences, diretor comercial de Aftermarket Automotivo América Latina da SKF, destacou que o objetivo é fortalecer a operação da companhia em cada país, capacitando equipes no Brasil, Colômbia, Argentina, Chile, México, Peru e Uruguai a desenvolver produtos mais alinhados com as demandas locais. “Isso nos permitirá ampliar ainda mais nossa penetração no mercado latino-americano,” afirmou Michel.

Com essa reestruturação, as equipes reportarão diretamente para a matriz da SKF na Suécia, o que promete um foco mais assertivo na oferta de produtos para o mercado de reposição. Michel revelou que a expectativa é alcançar um crescimento exponencial de dois dígitos em quase todos os mercados da região a partir de 2025.

Um dos pilares dessa estratégia será a reformulação dos Kit Centers, estruturas responsáveis pela montagem dos kits automotivos em cada país. A ideia é implantar “hubs” estratégicos para centralizar volumes e abastecer toda a América Latina, aumentando a eficiência logística e a competitividade da SKF na região.

- Publicidade -

Michel mencionou que em 2025 a empresa planeja uma série de lançamentos e a unificação da estrutura de armazenamento nos Kit Centers, seguindo um modelo de operação já bem-sucedido na Europa.

Atualmente, o mercado brasileiro representa mais de 50% do faturamento da SKF na América Latina. A fábrica de Cajamar, em São Paulo, produz os rolamentos, o principal produto da companhia, enquanto outros componentes, como corrente, kit de distribuição, correia e bomba d’água, são importados de fábricas na Argentina, Europa e China.

O portfólio da SKF atende tanto veículos leves quanto pesados, sendo que a empresa cobre 95% da frota circulante na região para automóveis e comerciais leves. No segmento de veículos pesados, a SKF tem planos de expandir sua participação, oferecendo componentes para diversas marcas tradicionais.

- Publicidade -

A SKF também investe em fortalecer sua marca na América Latina, considerada um polo econômico crucial para seus negócios globais. Seu portfólio abrangente de produtos atende mecânicos, varejistas de autopeças, distribuidores automotivos, frotistas e consumidores finais, promovendo a marca como referência no setor.

A companhia também conta com o programa SKF Center, uma rede de oficinas credenciadas em todo o Brasil, voltada para mecânicos automotivos independentes, promovendo sua especialização em produtos SKF.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

WABCO - O principal fornecedor global de tecnologias para veículos comerciais
Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT