segunda-feira, 16 setembro , 2024
28 C
Recife

Volvo apresenta BZRT: o maior ônibus elétrico do mundo para sistemas BRT

Novo chassi elétrico biarticulado alia alta capacidade, tecnologia avançada e sustentabilidade.

Atendendo à crescente demanda por transporte sustentável, a Volvo lança na LatBus 2024 o BZRT, chassi elétrico biarticulado de alta capacidade, que será produzido em Curitiba (PR) e exportado para mercados globais.

A Volvo revelou na LatBus 2024 seu mais novo chassi elétrico, o BZRT – Bus Zero Rapid Transit, projetado para atender às demandas das cidades por redução de emissões de CO2 e transporte eficiente. Disponível em versões articulada e biarticulada, o BZRT poderá receber carrocerias de até 28 metros, transportando até 250 passageiros, tornando-se o maior veículo elétrico do mundo. Este modelo será produzido na fábrica da Volvo em Curitiba (PR), reforçando a posição do Brasil como um polo estratégico para veículos sustentáveis.

- Publicidade -

“O lançamento do BZRT é parte da nossa estratégia de sustentabilidade. Vamos reduzir as emissões de CO2 em nossos veículos em 50% até 2030 e zerar até 2040”, destaca André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

O BZRT mantém as características consagradas dos ônibus de alta capacidade da Volvo, como o robusto quadro de chassi, eixos e suspensão. O motor elétrico centraliza a carga, permitindo um salão de passageiros livre de obstáculos. Todos os componentes elétricos e mecânicos ficam abaixo do piso, conciliando a base mecânica tradicional com a moderna tecnologia de ônibus elétricos da Volvo. “É uma perfeita conciliação entre a base mecânica já consolidada nos veículos diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo”, declara Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo na América Latina.

Equipado com dois motores elétricos de 200kW cada (totalizando 400kW ou 540cv), o BZRT possui uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades baseada na transmissão Volvo I-Shift. Dependendo da demanda, pode vir com 6 ou 8 baterias, resultando em até 720 kWh de capacidade e autonomia de até 250 quilômetros. “O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento”, explica Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo. O modelo também pode ter um carregador no teto para recargas rápidas em terminais BRT.

- Publicidade -

O BZRT incorpora a visão Zero Acidentes da Volvo, com tecnologias como “Zonas de Segurança”, que controlam automaticamente a velocidade do ônibus em áreas mapeadas via GPS. Sensores de placas de trânsito e o sistema de Alerta de Ponto Cego Lateral aumentam a segurança, alertando sobre limites de velocidade e a presença de pedestres, ciclistas e obstáculos. A Volvo Dynamic Steering (VDS) melhora a precisão e a estabilidade da direção.

A Volvo é referência em ônibus de grande capacidade, com os biarticulados da marca sendo utilizados em BRTs de várias cidades da América Latina há mais de três décadas. O novo BZRT promete continuar essa tradição, oferecendo alta eficiência e agora com zero emissões e baixíssimo nível de ruído.

fea

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

WABCO - O principal fornecedor global de tecnologias para veículos comerciais
Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT