O número de roubos e furtos de automóveis/SUVs e picapes no Brasil aumentou significativamente no segundo trimestre de 2024, com uma alta de 34,4% e 29%, respectivamente, em comparação com o primeiro trimestre do ano. Os dados são do Grupo Tracker, líder em rastreamento e localização de veículos no país, que também aponta um aumento de 26,6% e 23,3% nos delitos envolvendo esses veículos em uma análise semestral.
O Grupo Tracker, maior empresa de rastreamento de veículos do Brasil, divulgou que o número de roubos e furtos de automóveis e SUVs cresceu 34,4% no segundo trimestre de 2024, enquanto as ocorrências com picapes aumentaram 29% no mesmo período. Quando comparado ao primeiro semestre de 2023, o aumento foi de 26,6% para automóveis/SUVs e de 23,3% para pick-ups.
De acordo com Vitor Corrêa, coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker, o mercado ilegal de peças usadas continua a ser o principal fator por trás desses crimes. “Os desmanches permanecem como o principal motivador dos criminosos, especialmente no caso de veículos com mais de cinco anos de uso, que têm maior demanda por peças de reposição devido ao desgaste natural”, explica Corrêa.
Os veículos populares são os alvos mais frequentes dos criminosos, pois estão mais expostos nas ruas, e a necessidade de reposição de peças é maior. Corrêa recomenda que os proprietários tomem algumas medidas preventivas para minimizar o risco de roubo ou furto, como evitar estacionar na rua, contratar um seguro e, se possível, utilizar rastreadores. Ele também destaca a importância de exigir sempre a nota fiscal ao comprar peças usadas, como forma de combater o comércio ilegal.
O Grupo Tracker, presente no Brasil há mais de 20 anos, já recuperou mais de 57 mil veículos, evitando um prejuízo superior a R$ 4 bilhões. A empresa utiliza tecnologia de Radiofrequência, considerada a solução mais eficaz contra roubos e furtos devido à sua imunidade a inibidores de sinal, conhecidos como jammers. Além disso, oferece soluções baseadas em GPS/GPRS 4G para monitoramento e gestão de frotas.