A Volkswagen apresentou o novo Golf GTI 8,5 durante o Rock in Rio, aproveitando o evento como uma oportunidade para medir a recepção do público. O modelo celebra cinco décadas do icônico hatch e, segundo rumores, pode marcar o retorno do Golf ao Brasil, uma proposta apoiada pelo CEO da VW no país.
A Volkswagen trouxe ao Brasil, por via aérea, o novíssimo Golf GTI para uma exibição especial durante o Rock in Rio. O carro foi apresentado como parte da comemoração dos 50 anos do Golf, mas muitos acreditam que a montadora está usando o evento para testar o interesse do público em um possível relançamento do modelo no país, uma ideia apoiada pelo CEO da VW do Brasil, Ciro Possobom.
O modelo, que promete ser uma das estrelas do evento, traz várias evoluções. Os faróis mais estreitos contam com a tecnologia IQ.Light LED, que oferece iluminação inteligente, permitindo maior alcance (até 500 metros) e melhor visibilidade. Além disso, a grade frontal iluminada e o logotipo iluminado adicionam um toque moderno ao clássico hatch.
Na traseira, as lanternas possuem animações de LED que podem ser configuradas para mostrar diferentes sequências ao abrir ou fechar o veículo. O Golf também pode ser equipado com rodas aro 19, as mesmas do GTI Clubsport, exigindo um sistema de suspensão adaptativa, que ajusta automaticamente o comportamento do carro em diferentes tipos de terreno, proporcionando maior estabilidade e conforto.
Mesmo que chegue em 2025, Golf GTI chega ultrapassado, sem oferecer qualquer hibridização e preço muito alto.
O interior do Golf GTI preserva a tradição com os bancos de tecido xadrez, mas inclui materiais sofisticados como Alcantara (um material semelhante ao couro, mais leve e resistente) nas portas e fibra de carbono no painel.
As tecnologias internas também evoluíram, com destaque para o quadro de instrumentos totalmente digital e a nova central multimídia de 12,9 polegadas, que é mais intuitiva e responsiva que os sistemas usados em modelos nacionais.
O coração do Golf GTI é o motor 2.0 TSI, que produz 265 cavalos de potência e 37,7 kgfm de torque. Graças às atualizações no sistema turbo e no cabeçote do motor, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos. A transmissão é a DSG de sete marchas com embreagens úmidas, ajustada especialmente para este modelo, proporcionando trocas de marcha mais rápidas e suaves.
Apesar da exibição temporária no Brasil, essa unidade do Golf GTI retornará à Alemanha em outubro. No entanto, a expectativa de um lançamento oficial no mercado brasileiro cresce, com um preço estimado em torno de R$ 330.000 antes dos impostos, valor muito alto, considerando ser um veículo puramente com motor a combustão, turbo, quando estamos vivendo uma transição para veículos híbridos, ou seja, torna-se muito caro pois a tecnologia atual do Golf já está superada nesse momento e vai evoluir ainda mais nos próximos anos.