A Mercedes-Benz iniciou os testes da VAN.EA (Van Electric Architecture), sua nova plataforma elétrica modular e flexível, que será a base de todos os futuros modelos de vans médias e grandes da marca. A arquitetura permitirá a produção de veículos tanto para o segmento de luxo quanto para o uso comercial premium, marcando o próximo grande passo na estratégia de eletrificação da empresa.
A VAN.EA permite uma clara diferenciação entre os modelos de vans voltados para o luxo e aqueles destinados ao uso comercial. Na linha de luxo, a Mercedes-Benz desenvolverá desde vans familiares até shuttles VIP e limusines espaçosas, atendendo a um público com altas exigências de conforto e sofisticação. Já no segmento comercial premium, a arquitetura garantirá versatilidade e eficiência para atender às necessidades de transporte e logística.
Todos os veículos baseados nessa nova arquitetura elétrica contarão com a mais avançada tecnologia da Mercedes. Independente de serem equipados com tração dianteira ou tração integral (4×4), as vans serão montadas com o mais recente Sistema Operacional da Mercedes-Benz (MB.OS), proporcionando uma experiência conectada e inteligente. Além disso, a VAN.EA inclui um sistema de carregamento de 800 volts, que possibilita carregamentos rápidos e um carregador AC de 22 kW, aumentando a conveniência para os usuários.
Para validar a tecnologia, a Mercedes-Benz já está realizando testes intensivos. Em junho deste ano, um veículo protótipo percorreu de Stuttgart, na Alemanha, até o Cabo Norte, na Noruega, em uma viagem de longa distância. O objetivo foi testar o chassi, o sistema elétrico de propulsão e a interação entre a bateria e os componentes de alta voltagem. A próxima fase dos testes será realizada no rigoroso inverno da Suécia, onde as vans serão expostas a condições extremas para garantir sua resistência e desempenho em climas frios.
Essa nova estratégia de eletrificação posiciona a Mercedes-Benz à frente na transformação do transporte, combinando luxo, tecnologia avançada e sustentabilidade.