A Stellantis participou nesta terça-feira (08) do evento Liderança Verde Brasil Expo, em Brasília, onde apresentou suas novas tecnologias Bio-Hybrid, que combinam eletrificação com motores flex movidos a etanol, e celebrou a sanção da Lei Combustível do Futuro.
Durante o Liderança Verde Brasil Expo, promovido pelo Ministério de Minas e Energia, a Stellantis reforçou seu papel de liderança na mobilidade sustentável ao apresentar quatro maquetes com a tecnologia Bio-Hybrid. Esta inovação combina eletrificação com motores flex movidos a biocombustíveis, como o etanol, e está alinhada com a ambição global da empresa de zerar as emissões de carbono até 2038. O primeiro veículo nacional com essa tecnologia será lançado no próximo mês.
A Bio-Hybrid foi exibida em três diferentes níveis de integração, oferecendo eficiência energética e descarbonização. Além disso, a Stellantis mostrou parte de seu portfólio atual de veículos, como a Fiat Strada, Jeep Compass, Peugeot 2008, Citroën Basalt e o Fastback Abarth, todos equipados com motores Flex produzidos no Brasil.
Segundo Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para a América do Sul, o desenvolvimento local dessas tecnologias é crucial para o avanço da mobilidade limpa no país. Ele ressaltou a importância do etanol como uma alternativa viável e competitiva na descarbonização do setor.
A Stellantis já tem uma longa trajetória de pioneirismo no uso de biocombustíveis, desde o lançamento do Fiat 147, o primeiro carro movido a etanol produzido em série no mundo, em 1979. Este ano, a empresa anunciou um investimento recorde de R$ 32 bilhões no Brasil e na América do Sul, focado na implantação de novas plataformas e no desenvolvimento de powertrains híbridos e elétricos.
Entre as novas tecnologias que serão lançadas estão o Bio-Hybrid e-DCT, com transmissões eletrificadas de dupla embreagem, o Bio-Hybrid Plug-In e o BEV (veículo 100% elétrico), consolidando o protagonismo da Stellantis no setor automotivo sustentável.