A Volkswagen do Brasil está convocando os proprietários dos modelos Taos 2023 e T-Cross 2025 para recalls, devido a falhas que podem comprometer a segurança dos motoristas e o controle de emissões de poluentes.
Para o Taos 2023, a montadora identificou um problema na fixação do espelho retrovisor interno, que pode resultar em perda de visibilidade e aumentar o risco de acidentes graves. O recall abrange os veículos fabricados entre 4 de abril de 2023 e 4 de julho de 2023, com chassis não sequenciais de PA807830 a PA812533.
A Volkswagen informa que a inspeção do espelho retrovisor é gratuita, levando até 1 hora para ser realizada ou até 7 horas para um eventual reparo. Os proprietários serão notificados por meio de cartas enviadas pela montadora para agendar o serviço em uma concessionária Volkswagen.
Além disso, o recall do T-Cross 2025 foi motivado por uma falha na montagem da mangueira de ventilação do filtro de carvão ativado, responsável por controlar as emissões de gases poluentes. Os veículos afetados foram fabricados entre 22 de abril de 2024 e 29 de junho de 2024, com chassis não sequenciais de S4000135 a S4012080.
Caso a mangueira se desconecte, o veículo pode ultrapassar os limites de emissões estabelecidos pela legislação. A Volkswagen também oferece inspeção gratuita para verificar a condição da mangueira e, se necessário, proceder com a correta montagem ou substituição do componente.
A mangueira de ventilação do filtro de carvão ativado desempenha um papel crucial no controle ambiental, capturando vapores de combustível e evitando que sejam liberados na atmosfera. A falha nesse sistema pode impactar negativamente a eficiência do veículo e comprometer a conformidade com as normas ambientais.
Ambos os recalls são de extrema importância para a segurança dos motoristas e para garantir que os veículos permaneçam em conformidade com as regulamentações vigentes. Os proprietários são incentivados a realizar a inspeção e os reparos o quanto antes.
Veja também
Recall de airbags mortais expõe falhas no atendimento e riscos à segurança no Brasil