A adoção do aço inoxidável como matéria-prima principal em caçambas e carretas marca a Fenatran 2024, maior feira de transporte da América Latina, e promete transformar o mercado com implementos mais duráveis, sustentáveis e inovadores.
Em uma das edições mais tecnológicas e inovadoras da Fenatran, o aço inox Endur, da siderúrgica Aperam, protagoniza a grande tendência do setor de implementos rodoviários. Pela primeira vez, caçambas, carretas graneleiras e tanques de aço inoxidável estão em ampla exposição, com pelo menos seis fabricantes líderes apresentando modelos que combinam alta resistência à corrosão com a proposta de vida útil até três vezes maior. Esses implementos atendem à crescente demanda do setor por soluções mais duráveis e ambientalmente sustentáveis.
Com nove carretas expostas no evento, cada uma destaca uma aplicação inovadora do aço inox: a Metanox exibe um tanque tradicional em aço inox 304, enquanto empresas como Facchini, Librelato, Rossetti e Truckvan apresentam caçambas basculantes fabricadas com o aço Endur. Já Randon, Facchini, Librelato e Truckvan também introduziram ao mercado carretas graneleiras utilizando o mesmo material, reafirmando a versatilidade do Endur no segmento de implementos pesados.
João Paulo Porto, engenheiro de aplicações da Aperam South America, destaca que essa virada no uso do aço inox na fabricação de implementos rodoviários representa o resultado de um projeto desenvolvido há mais de cinco anos. “O desgaste rápido das caçambas ao transportar cargas corrosivas sempre foi um desafio para transportadoras”, explica Porto, que participou diretamente do desenvolvimento das caçambas e carretas em aço Endur. “Agora, com uma solução muito mais resistente, podemos aumentar significativamente a durabilidade e diminuir o impacto ambiental.”
Porto ressalta que tanques de aço inox já são reconhecidos no mercado, mas o uso de aço inox Endur nas caçambas e carretas é uma inovação recente. Este material é formulado para suportar melhor a abrasão e a corrosão, condições comuns no transporte de materiais agressivos. “A Aperam criou o Endur exatamente para oferecer ao mercado uma opção que equilibra durabilidade e sustentabilidade”, afirma o engenheiro.
Essa tendência é impulsionada pelas necessidades crescentes de sustentabilidade e eficiência do setor. O aço Endur, desenvolvido especialmente para o segmento, reduz o consumo de recursos naturais, diminui o desgaste e proporciona maior durabilidade aos implementos rodoviários, o que pode trazer benefícios como menores custos de manutenção e menos interrupções operacionais.
A inovação já é uma realidade no mercado brasileiro. Atualmente, 6% dos implementos rodoviários no país são fabricados com Endur, e a Aperam estima que essa participação de mercado crescerá de forma expressiva nos próximos anos. “Já temos cerca de 3.000 caçambas em circulação, e essa adoção deve continuar a aumentar”, completa Porto, destacando o grande potencial de expansão.
Roberto Bamenga Guida, gerente executivo de Desenvolvimento e Estratégia de Mercado da Aperam, salienta o papel fundamental da inovação. Ele agradece aos parceiros que acreditaram no projeto e na expansão do mercado de aço inox no Brasil. “A Fenatran 2024 é a confirmação de que o aço inox se consolidou como uma solução premium, com respaldo de um mercado ávido por tecnologias mais sustentáveis e de alta performance.”
O Endur @300, uma das variações mais avançadas do aço inox da Aperam, se destaca pela resistência combinada à abrasão e à corrosão. Essa especificação o torna particularmente indicado para operações de mineração e transporte agrícola, onde os equipamentos enfrentam grandes desafios. Como esse aço tem menor desgaste, permite a fabricação de implementos mais leves, o que impacta positivamente no consumo de combustível.
Dentro do programa de inovação “Kg Per Capita” da Aperam, as caçambas de aço inoxidável Endur buscam ampliar o uso de aço inox no Brasil, oferecendo uma solução mais durável e econômica. Roberto Guida observa que o consumo de aço inox no país está crescendo, pois o material é reciclável e possui baixa pegada de carbono, alinhando-se com as práticas sustentáveis que o mercado exige atualmente.
Essa aposta do setor em um material mais leve, durável e resistente mostra que o aço inox Endur está se tornando essencial para o futuro dos transportes, especialmente no contexto da sustentabilidade e da eficiência energética. Para muitos especialistas, ele representa uma evolução na busca por soluções que unam a durabilidade à responsabilidade ambiental.