A Cummins Brasil anuncia que o eixo MS-18X HD passará a ser produzido localmente, com início previsto para janeiro de 2025. Desenvolvido especialmente para o transporte rodoviário extrapesado, o modelo conta com maior capacidade de carga e durabilidade, sendo destinado a veículos que suportam até 58,5 toneladas.
A produção do MS-18X HD em solo brasileiro será um marco para a Cummins. A empresa busca aumentar gradualmente o índice de conteúdo nacional do eixo, facilitando o acesso a incentivos como o Finame e fortalecendo a cadeia produtiva automotiva no Brasil. Segundo Adriano Esperidião, gerente de engenharia de produtos da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) para a América do Sul, essa iniciativa deve ampliar os benefícios para os clientes locais, ao reduzir custos e fortalecer a presença nacional.
Um dos componentes essenciais do MS-18X HD, o par de coroa e pinhão, será fabricado com tratamento superficial especial, que visa aumentar a resistência e a durabilidade dos materiais para suportar condições severas e minimizar o desgaste. Além disso, o rolamento do pinhão foi aprimorado para suportar cargas maiores, enquanto as engrenagens satélites e planetárias, também de produção nacional, receberam atualizações no design e tratamentos superficiais inovadores, garantindo maior robustez em uso intenso.
Para viabilizar a produção do MS-18X HD na planta de Osasco, a Cummins implementou novos processos de produção, incluindo um avançado tratamento superficial para componentes críticos e ajustes na linha de montagem, com uso de solda a laser de alta precisão. A linha de produção também foi equipada com sistemas de rastreamento e validação para assegurar a precisão na montagem e aderência aos novos padrões de qualidade e resistência.
Desenvolvido para atender às novas regulamentações do Contran, especificamente a Resolução 882, que estabelece novos limites de carga e configurações de eixo para veículos pesados, o MS-18X HD foi projetado para veículos com configuração 6×2. O modelo também é intercambiável com o eixo MS-18X tradicional, mantendo compatibilidade com sistemas de suspensão sem a necessidade de adaptações, o que facilita sua integração em frotas já existentes.
Na prática, as inovações resultaram em um aumento de 11% na capacidade de carga transportada pelo MS-18X HD em relação ao modelo anterior, o que representa uma significativa evolução para o transporte de carga extrapesada no Brasil. Durante a Fenatran 2024, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou seus modelos Constellation 25.480 HD e Meteor 28.480 HD com o novo eixo da Cummins, que ampliam a capacidade de tração em até 5% e suportam até 58,5 toneladas.
Os modelos VW equipados com o eixo MS-18X HD estarão disponíveis no mercado a partir de janeiro de 2025, oferecendo maior capacidade e eficiência para o transporte de médias e longas distâncias. Com essas novas características, a Cummins fortalece seu portfólio no setor de transporte rodoviário pesado, proporcionando soluções que priorizam a resistência e a capacidade de carga, essenciais para o setor de logística e transporte no país.