A GWM Hydrogen, subsidiária da GWM voltada para tecnologias em hidrogênio, e o Governo de Minas Gerais assinaram um acordo com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) para o desenvolvimento de caminhões movidos a hidrogênio verde e o fortalecimento da mobilidade sustentável no Brasil.
A cerimônia de assinatura ocorreu na China, com a presença do governador Romeu Zema. O memorando de entendimento (MoU) tem validade inicial de 12 meses, com possibilidade de renovação por mais cinco anos, e prevê uma cooperação para a criação de uma infraestrutura de abastecimento para caminhões a hidrogênio verde, além do intercâmbio de tecnologias entre as partes.
A Unifei, que será responsável pelo fornecimento do hidrogênio, também atuará como parceira no desenvolvimento de estudos e pesquisas para aprimorar o uso dessa tecnologia nos caminhões da FTXT, agora GWM Hydrogen, que adota este nome fora da China.
Para Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil, o acordo simboliza um passo relevante para o setor automotivo do país, especialmente para Minas Gerais, que desponta na vanguarda das soluções de transporte de baixa emissão. “Esse desenvolvimento não apenas favorece a indústria local, mas também posiciona o estado como líder em mobilidade sustentável,” destacou Bastos.
A Unifei, além de fornecer o hidrogênio verde, assumirá um papel importante na pesquisa e testes da aplicação desse combustível para transporte de cargas pesadas. O reitor da Unifei, Edson Bortoni, enfatizou a relevância do projeto para a economia e o diferencial de contar com a tecnologia avançada de uma empresa como a GWM instalada no Brasil. Segundo ele, “levar para Minas Gerais não apenas o produto, mas também a tecnologia da GWM, é o maior valor desse acordo.”
Romeu Zema também sublinhou o compromisso do estado em oferecer condições fiscais competitivas para empresas que desenvolvam energias renováveis, garantindo apoio à produção local e reafirmando a ambição de Minas em se tornar referência nacional na área de energias limpas.
O MoU também almeja estruturar uma rota de transporte sustentável no estado. Em agosto deste ano, executivos da GWM Brasil estiveram em Belo Horizonte para aprofundar o diálogo com o governo mineiro e apresentar o projeto dos veículos a hidrogênio, fortalecendo a parceria que agora se concretiza com a assinatura do acordo em Xangai.