A Nissan Motorsports, em parceria com Chris Forsberg e a Nissan Design America, apresenta a Nissan Frontier TARMAC Concept, uma picape de alto desempenho que promete reviver a nostalgia das muscle trucks. Com estreia marcada para a feira Specialty Equipment Market Association (SEMA) em Las Vegas, de 5 a 8 de novembro, este modelo inédito combina tecnologia de ponta com um design arrojado.
Forsberg, um ícone no mundo das corridas, enfatiza que “ter uma picape de alto desempenho era algo muito legal vinte anos atrás, mas raramente vemos picapes rebaixadas hoje em dia.” Ele expressa sua empolgação em trazer de volta essa tendência com o conceito TARMAC, que é uma verdadeira homenagem às picapes esportivas do passado, agora aperfeiçoadas para atender às exigências contemporâneas.
A jornada para a criação da TARMAC começou em 2021, quando a equipe da Nissan Motorsports, liderada por Kevin Lutz e Paul Boyer, decidiu resgatar o espírito das picapes médias de alto desempenho. “Proprietários de picapes, como a Frontier, adoram personalizar seus veículos, e queríamos atender a essa demanda com um projeto ousado,” explica Lutz.
O conceito TARMAC não se destaca apenas por sua aparência; ele traz um motor V6 de 3,8 litros superalimentado, que, em combinação com um protótipo de admissão de ar frio NISMO de fibra de carbono e um escapamento de alto desempenho, gera 440 cavalos de potência e 55,2 kgfm de torque. A TARMAC foi projetada para ter uma experiência de condução emocionante, com uma transmissão que envia toda essa potência para as rodas traseiras.
Um dos principais atrativos do TARMAC é a suspensão personalizada, que rebaixa a picape para uma postura impressionante. Desenvolvida com amortecedores semiestruturais, a suspensão é totalmente ajustável e combina um kit flip com entalhe em C na parte traseira. Essas modificações garantem que a Frontier não apenas se pareça com uma picape de desempenho, mas também funcione como uma.
O design exterior é igualmente impressionante, com carroceria de fibra de carbono em toda a extensão do veículo, incluindo o spoiler traseiro e os para-lamas ultra largos, que aumentam a largura da picape em quatro polegadas em comparação com uma Frontier padrão. A pintura vibrante na cor Afterburn Orange complementa as rodas NISMO personalizadas de 20 polegadas, equipadas com pneus Yokohama Advan 315/35, garantindo não apenas estilo, mas também funcionalidade.
No interior, a picape conta com um volante exclusivo de fibra de carbono e bancos Recaro, ambos revestidos em um estofamento personalizado que reflete a estética ousada do exterior. A adição de um freio de mão manual substitui o tradicional freio de estacionamento, oferecendo uma experiência mais esportiva.
O desenvolvimento do TARMAC levou seis meses e envolveu uma estreita colaboração entre Forsberg e a equipe de design da Nissan, que trabalhou para garantir que cada detalhe refletisse o espírito de performance do modelo. Hiren Patel, gerente sênior de design exterior, elogiou o trabalho realizado, afirmando que a TARMAC “é uma visão não-típica da Frontier que capta o potencial de modificação e personalização.”
A paixão de Forsberg pela Nissan e pelo desempenho remonta a 2003, quando ele comprou um 350Z e se envolveu nas corridas com a equipe Nissan Motorsports. Desde então, ele tem colaborado em vários projetos, incluindo a Frontier Forsberg Edition, mostrando que sua conexão com a marca é profunda e duradoura.
Com a Frontier TARMAC, Forsberg busca reacender o interesse por picapes de alto desempenho, apresentando aos motoristas mais jovens a possibilidade de ter um veículo que combina diversão e funcionalidade. “Uma picape pode ser rápida, divertida e ainda prática,” conclui Forsberg, lembrando que o conceito TARMAC representa o que há de melhor no mundo das picapes.