A Stellantis expande suas capacidades de atendimento com a implementação do reconhecimento de imagem via ChatGPT em sua plataforma no WhatsApp. A tecnologia permitirá que clientes enviem fotos do painel do carro para uma análise detalhada e recomendações automáticas, colocando a empresa em uma posição de destaque na inovação digital.
A Stellantis está trazendo um recurso de ponta ao atendimento digital: o reconhecimento de imagem, uma inovação que se junta ao ChatGPT em sua plataforma no WhatsApp. Agora, os clientes poderão enviar fotos de alertas ou símbolos no painel de instrumentos dos veículos e receber explicações rápidas sobre cada indicador, além de sugestões sobre como proceder, de forma prática e em tempo real. Essa nova funcionalidade já está ativa no recém-lançado SUV Coupe Citroën Basalt e em breve estará disponível para outras marcas da empresa, como Jeep, Fiat, Peugeot e Ram.
Essa inovação amplia o alcance do ChatGPT, que foi lançado pela primeira vez com atendimento por texto e voz no lançamento da Ram Rampage em 2023. Desde então, o serviço foi expandido para modelos como Jeep Compass, Fiat Toro, Fiat Titano, Peugeot 2008 e e2008. A nova função de reconhecimento de imagem é uma evolução que torna o atendimento mais dinâmico e intuitivo, oferecendo uma experiência mais completa aos clientes que buscam informações sobre o funcionamento dos veículos.
Além de identificar alertas no painel, o sistema responde a perguntas e fornece detalhes sobre funcionalidades e configurações do veículo, o que facilita o entendimento do motorista e permite um atendimento mais direto e personalizado. Esse suporte visual oferece aos motoristas a possibilidade de solucionar problemas menores, o que pode ajudar a evitar visitas desnecessárias a concessionárias.
Segundo Geraldo Barra, Vice-presidente Sênior de Customer Experience para a América do Sul, a implementação desta tecnologia reafirma o compromisso da Stellantis com a transformação digital, que visa a simplificar e acelerar o atendimento. “Essa tecnologia acompanha as expectativas dos nossos clientes e oferece uma experiência de atendimento mais prática, aumentando a precisão no diagnóstico e agilizando a resposta”, declarou Barra.
Os serviços digitais oferecidos via WhatsApp já contavam com funcionalidades de venda, geração de leads, acionamento de reboque, consulta e agendamento de recall, agendamento de serviços, indicação de concessionárias, serviços conectados, acesso a programas de fidelidade e consulta aos manuais dos veículos. Com a adição do ChatGPT e do reconhecimento de imagem, a Stellantis transforma o atendimento em um sistema de suporte abrangente e eficiente.
O WhatsApp se consolidou como um canal essencial para o relacionamento entre a Stellantis e seus clientes. Com 80% de aprovação dos consumidores, a plataforma representa hoje mais de 70% de todos os contatos com a montadora, registrando mais de 300 mil usuários ativos nos últimos 12 meses. Além disso, foram registrados mais de 700 mil acessos nas opções de atendimento digital, demonstrando o quanto a tecnologia auxilia na aproximação entre marca e cliente.
Esse recurso inovador reforça a posição da Stellantis como líder em atendimento digital e tecnologia de ponta no setor automotivo, comprometendo-se a expandir essa solução para todas as suas marcas no mercado nos próximos meses. Esse passo estabelece um novo patamar de conveniência e conectividade na indústria automotiva, com soluções que facilitam o cotidiano dos motoristas, simplificam o processo de atendimento e permitem que a Stellantis responda de forma eficaz às demandas de seus clientes.