Vale e BYD firmam uma importante parceria para estudar a eletrificação de sua frota leve, com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e contribuir para a transição energética do Brasil.
A Vale e a BYD assinaram recentemente uma carta de intenção para iniciar um estudo sobre a eletrificação da frota leve da mineradora. O objetivo é avaliar as infraestruturas necessárias para a implementação de pontos de recarga e testar a aplicação de veículos eletrificados nas operações da Vale, com foco na descarbonização do setor mineral. A parceria reflete a estratégia da BYD de acelerar a transição para um futuro energético sustentável no país.
Nos próximos meses, serão realizadas avaliações em áreas operacionais da Vale, começando com o modelo BYD Dolphin e, em seguida, com a picape Shark, recém-lançada pela marca. A Vale também promoverá visitas técnicas para verificar aspectos como a infraestrutura de recarga, formas de utilização dos veículos e manutenção necessária para garantir a performance dos modelos elétricos. A expectativa é que esses testes resultem em uma significativa redução do uso de combustíveis fósseis, alinhando as operações da mineradora com metas de sustentabilidade.
Marco Braga, diretor global de Suprimentos da Vale, destacou que essa parceria reflete o compromisso da mineradora com a descarbonização. Segundo ele, substituir os três mil veículos de passeio e utilitários em circulação nas unidades da Vale por modelos elétricos poderia reduzir até 10 mil toneladas de emissões de gases de efeito estufa anualmente. Braga também reforçou a importância de buscar soluções inovadoras que contribuam para a transição energética da empresa e de sua cadeia de suprimentos.
Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil, também comentou sobre a parceria, ressaltando que a empresa tem o objetivo de tornar as operações das empresas no Brasil mais sustentáveis. Baldy destacou o lançamento da picape Shark, a primeira caminhonete super-híbrida do país, como um exemplo do compromisso da BYD com a inovação e tecnologia. Ele afirmou que a escolha desse modelo para os testes será um marco no segmento de picapes, destacando a potência, tecnologia e segurança do veículo.
A iniciativa está alinhada com as metas de sustentabilidade da Vale, que visa reduzir suas emissões de escopos 1 e 2 (emissões diretas e indiretas) em 33% até 2030, com o objetivo de zerar suas emissões líquidas até 2050, como parte de seu compromisso com o combate às mudanças climáticas.
Com essa parceria, a Vale e a BYD não apenas promovem a sustentabilidade no setor de mineração, mas também criam um precedente importante para o uso de veículos elétricos no mercado corporativo, destacando o papel das empresas na luta contra a emergência climática.