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Volkswagen Caminhões revela caminhões híbridos e a gás para um futuro de baixo impacto ambiental

Na Fenatran 2024, a Volkswagen Caminhões e Ônibus surpreende com o Meteor Hybrid e o Constellation a biometano, reforçando o compromisso com a descarbonização e soluções inovadoras para o transporte rodoviário.

Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta novos modelos sustentáveis na Fenatran 2024, incluindo o conceito híbrido Meteor e o caminhão Constellation 26.280 movido a biometano, além do lançamento da nova geração do e-Delivery e do inédito Constellation 20.480.

A Fenatran 2024 trouxe para os visitantes uma visão do futuro dos veículos comerciais e, em destaque, a Volkswagen Caminhões e Ônibus demonstrou seu compromisso com a sustentabilidade e inovação no transporte rodoviário. Com um estande exclusivo de 3.600 metros quadrados, a montadora revelou soluções que colocam a descarbonização no centro de suas estratégias, incluindo lançamentos que exploram alternativas de propulsão menos poluentes. O estande conta com uma área dedicada à sustentabilidade, na qual a empresa compartilha suas iniciativas e tecnologias que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

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Entre as novidades, o Meteor Hybrid, conceito de caminhão híbrido desenvolvido em parceria com a Suspensys, é um dos principais destaques. Equipado com um motor a diesel e um eixo elétrico auxiliar, o Meteor Hybrid dispensa a necessidade de uma infraestrutura específica de recarga. Esse sistema utiliza um conjunto de baterias e inversores que permitem a operação em modo elétrico sem a dependência de carregadores externos, sendo ideal para o transporte de cargas em longas distâncias.

Quando combinado com diesel verde HVO (óleo vegetal hidrotratado), o Meteor Hybrid pode reduzir em até 90% as emissões de CO₂. Para maximizar a eficiência, o modelo também inclui um pacote aerodinâmico avançado, reduzindo ainda mais o consumo de combustível e o impacto ambiental. A Volkswagen Caminhões afirma que essa tecnologia híbrida representa um avanço no transporte sustentável, permitindo que o veículo rode por longas distâncias sem necessidade de recargas frequentes.

Além do Meteor Hybrid, outro lançamento que atraiu os olhares foi o Constellation 26.280 movido a biometano, combustível que contribui significativamente para a redução de emissões. Este modelo será testado por frotistas a partir de 2025 e possui a maior autonomia da categoria para veículos a gás, com capacidade de armazenamento de 240 metros cúbicos (960 litros). Quando abastecido com biometano, as emissões de CO₂ podem ser reduzidas em até 90%, alinhando-se com a crescente disponibilidade desse combustível, especialmente em operações de coleta de resíduos.

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A montadora também reforça sua liderança com a nova geração do e-Delivery, o primeiro caminhão 100% elétrico produzido na América Latina. A versão atualizada do e-Delivery apresenta melhorias em torque, capacidade de carga útil e conectividade na cabine, além de oferecer uma experiência de recarga mais rápida e soluções voltadas para o uso em operações urbanas. O e-Delivery já contribuiu para evitar a emissão de mais de 15 mil toneladas de CO₂ ao ano, mostrando o impacto positivo dos caminhões elétricos no mercado latino-americano.

A inovação da Volkswagen não se limita aos novos modelos de veículos. Em uma medida inédita, a fábrica da empresa em Resende (RJ) passou a adotar um novo sistema de abastecimento que inclui 10% de diesel verde HVO no primeiro abastecimento de cada veículo produzido, o que, somado aos 14% de biodiesel, eleva para 24% a proporção de combustível renovável na operação. Esse uso combinado de HVO e biodiesel reduz significativamente a emissão de gases poluentes durante o ciclo de vida dos veículos.

O estande da Volkswagen Caminhões e Ônibus na Fenatran destaca ainda o novo Constellation 20.480, um cavalo mecânico 4×2 com 56 toneladas de peso bruto total, projetado para médias e longas distâncias. O modelo incorpora recursos como o freio retarder, que permite uma frenagem mais potente em descidas de serra, além de eixos reforçados para maior capacidade de carga. A linha Meteor também ganha reforços, com novos modelos como o Meteor 28.480 HD, voltado para operações pesadas e longas distâncias.

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Outro ponto alto da Fenatran foi o pacote tecnológico Highline da Volkswagen, que oferece um painel de instrumentos totalmente digital com 10 polegadas e uma central multimídia de última geração. A tecnologia permite bloqueio remoto do veículo por meio da plataforma RIO e acesso ao aplicativo VolksConnect, que integra funções e informações do caminhão, facilitando a gestão e o controle de operação para os motoristas.

Para oferecer uma experiência completa aos visitantes da Fenatran, o estande da Volkswagen também traz um simulador de direção da Copa Truck, possibilitando ao público experimentar a emoção de dirigir um caminhão de corrida. Além disso, os visitantes podem fazer test drives com modelos como o Constellation 20.480 e o e-Delivery 11t no circuito externo da feira.

Com essa gama de inovações e um foco claro em tecnologias de baixo impacto ambiental, a Volkswagen Caminhões e Ônibus reafirma sua posição de destaque no setor de veículos comerciais. A marca continua empenhada em criar soluções sustentáveis para o transporte e em ampliar sua presença global com o desenvolvimento de produtos inovadores que atendem tanto ao mercado brasileiro quanto internacional.

Primeiro caminhão conceito híbrido do mercado brasileiro – A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Suspensys, empresa do grupo Randoncorp, apresentaram na Fenatran 2024 o primeiro caminhão conceito híbrido do mercado brasileiro, o VW Meteor Hybrid. Desenvolvido para atender as especificidades da infraestrutura local, o caminhão conta com um sistema de tração inteligente inovador que une motor a diesel e eixo elétrico auxiliar, oferecendo uma solução híbrida para o transporte rodoviário que promete reduzir custos, desgastes e emissões.

Projetado especialmente para o mercado nacional, o Meteor Hybrid se destaca pelo eixo auxiliar elétrico desenvolvido pela Suspensys, que permite acionar o modo tração 6×4 sempre que necessário. Isso significa que o eixo adicional pode tracionar o veículo em momentos estratégicos, como em subidas ou em partidas com reboques carregados, aumentando significativamente o torque e garantindo performance em aclives e condições de maior exigência de força trativa.

Além de otimizar o consumo de combustível, o sistema permite que o eixo auxiliar seja elevado quando o veículo está em uma situação que não exija tração adicional. Essa configuração reduz o desgaste dos pneus e a necessidade de uso do sistema de freios, minimizando o custo operacional para transportadoras e embarcadores. O modelo também regenera energia nas desacelerações e em trajetos com variação de altitude, acumulando eletricidade na bateria e ampliando a eficiência energética do caminhão.

Com a inovação da Suspensys, o Meteor Hybrid combina eletrificação com flexibilidade de operação. Por não depender de infraestrutura de recarga específica, ele pode alternar entre o uso do motor a diesel e o eixo elétrico, adaptando-se a rotas de longas distâncias e possibilitando recarga com sistemas convencionais, o que o torna uma alternativa econômica e viável para a realidade logística nacional.

Segundo Ricardo Escoboza, vice-presidente da Randoncorp para América do Sul, o Meteor Hybrid e o semirreboque Hybrid R, da Randon, formam uma combinação vantajosa para transportadores, que se beneficiam das tecnologias de tração inteligente, gerenciamento de bateria e sensoriamento do conjunto de carga. A proposta oferece mais sustentabilidade para o transporte rodoviário pesado, em linha com as metas de descarbonização e ESG, refletindo o compromisso da Randoncorp e Volkswagen Caminhões com a sustentabilidade.

Além da tração inteligente, o Meteor Hybrid traz tecnologias de sensoriamento e gerenciamento avançado que aumentam a autonomia do veículo e otimizam o uso da energia armazenada. Essa tecnologia aprimora a condução em rotas irregulares e permite um consumo de energia mais eficiente, especialmente em operações de longa distância.

Para Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp, o Meteor Hybrid é um exemplo da capacidade de inovação da marca no segmento de veículos pesados, especialmente em um cenário desafiador como o do transporte rodoviário brasileiro. “Esse lançamento demonstra a vanguarda e a versatilidade das soluções e-Sys para o mercado de mobilidade, resultado de uma colaboração sólida com a Volkswagen Caminhões e Ônibus”, afirma Carvalho. Segundo ele, a tecnologia desenvolvida pode ser aplicada em contextos além do transporte rodoviário, como em implementos agrícolas e rodoviários, consolidando a eletromobilidade como uma realidade para o mercado nacional.

Ao trazer o Meteor Hybrid ao mercado, a Volkswagen e a Suspensys reafirmam o compromisso com a descarbonização e o uso de tecnologias sustentáveis. O caminhão conceito é um marco para o setor, oferecendo uma alternativa robusta e economicamente viável que pode pavimentar o caminho para a redução de emissões e maior eficiência no transporte de cargas.

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