O Ford Mustang GT 2025 chega ao mercado como um dos últimos esportivos de sua linhagem a oferecer o visceral motor V8 aspirado, enquanto rivais como Camaro e Challenger se despedem em favor da eletrificação.
O Ford Mustang GT 2025 não é apenas um carro; é um símbolo de resistência em um mercado dominado pela transição para a eletrificação. Celebrando 60 anos de história, o modelo reforça sua posição como ícone dos “Pony Cars”, mantendo o motor V8 5.0 Coyote aspirado que entrega 488 cv e 57,5 kgfm de torque. Essa configuração única garante uma experiência de condução que mistura nostalgia e modernidade, algo cada vez mais raro em um setor focado em emissões reduzidas.
O design do Mustang GT é imediatamente reconhecível, com suas linhas inspiradas no modelo original dos anos 1960. A silhueta clássica, com capô longo, teto baixo e lanternas traseiras em três barras, traz um misto de nostalgia e sofisticação moderna. Detalhes exclusivos, como rodas de 19 polegadas e quatro saídas de escape no modelo GT Performance, adicionam um toque agressivo ao visual.
Internamente, o Mustang GT combina tradição e avanço tecnológico. O painel de instrumentos traz duas telas interligadas: uma de 12,4 polegadas personalizável e outra central de 13,2 polegadas com o sistema SYNC. Essas telas permitem configurações que remetem aos modelos clássicos, como o Fox Body dos anos 1980, enquanto oferecem integração sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Esse mix de elementos clássicos e modernos cativa tanto veteranos quanto novos entusiastas.
Sob o capô, o motor V8 modernizado traz inovações como admissão com borboletas duplas e injeção dupla de combustível, que otimizam a eficiência e reduzem emissões sem comprometer o desempenho. Acoplado a um câmbio automático de 10 marchas, o conjunto proporciona trocas rápidas e fluidas, embora alguns puristas possam preferir a opção manual para maior controle.
A suspensão adaptativa permite ajustar a condução entre conforto e esportividade, atendendo tanto a quem usa o Mustang no dia a dia quanto aos que buscam explorar o potencial do carro em pistas. Modos como Pista e Drag ajustam suspensão, direção e controle de trção para proporcionar uma experiência mais imersiva e segura. O “modo drift”, que utiliza o freio eletrônico para travar as rodas traseiras, é um recurso voltado para os entusiastas mais jovens.
Em termos de conforto, a posição de dirigir foi recalibrada, com o banco do motorista posicionado mais baixo para maior sensação de controle. O botão de partida vermelho e o sistema de escape ajustável destacam a personalização do carro, permitindo que o motorista escolha o volume do característico ronco do V8.
O consumo urbano, estimado em 5,5 km/l, é uma das consequências de manter um motor aspirado potente. Embora o câmbio de 10 marchas busque mitigar esse impacto, a natureza visceral do Mustang prioriza a performance. Nas pistas, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, desempenho impressionante para um esportivo sem indução forçada.
Com preço inicial de R$ 529.000, o Ford Mustang GT 2025 oferece muito mais que um carro: é um legado que conecta passado, presente e futuro. Em um cenário automotivo dominado por eletrificação, ele se destaca como o último remanescente de uma era que celebra o prazer de dirigir.
AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE – Ford Mustang GT 2025
Motor: 5/5
O lendário motor V8 5.0 Coyote, atualizado para entregar 488 cv e 57,5 kgfm de torque, combina performance brutal com um ronco icônico. Os avanços em eficiência e emissões garantem sua relevância em tempos de transição para eletrificação.
Transmissão: 4.5/5
O câmbio automático de 10 marchas é responsivo e ajustado para alta performance, mas o excesso de marchas pode prejudicar a experiência em pista. As trocas manuais pelas aletas no volante são uma opção valiosa para entusiastas.
Itens de Série: 5/5
Equipado com suspensão adaptativa, modos de condução específicos, escape ajustável e sistema de som Bang & Olufsen, o Mustang GT oferece um pacote completo para quem busca tecnologia e personalização.
Espaço Interno: 3.5/5
Embora o foco não seja o espaço, a cabine acomoda bem duas pessoas e ainda oferece bancos traseiros utilizáveis para emergências. O novo ajuste de posição do motorista é um diferencial significativo.
Conforto: 4/5
A suspensão adaptativa proporciona uma condução razoavelmente confortável no uso diário, mas o foco do Mustang continua sendo a performance, o que torna a experiência mais firme em pisos irregulares.
Segurança: 4.5/5
O Mustang GT traz controles eletrônicos avançados, como modos de tração progressiva e o “modo drift”. Esses sistemas, combinados com a suspensão ajustável e freios Brembo, garantem segurança mesmo em altas velocidades.
Eficiência Energética: 3/5
O consumo urbano de 5,5 km/l reflete a potência do motor V8 aspirado. Embora seja esperado para um esportivo desse porte, é um ponto de atenção para o uso diário.
Manutenção: 4/5
Apesar de ser um modelo premium, a confiabilidade mecânica e a vasta rede de assistência Ford reduzem as preocupações com manutenção, embora os custos sejam altos devido à categoria do veículo.
Design: 5/5
O Mustang combina tradição e modernidade, mantendo elementos clássicos como as lanternas de três barras e a silhueta marcante. Detalhes agressivos, como as rodas de 19 polegadas, reforçam sua presença esportiva.
Conectividade: 5/5
O painel digital personalizável e a central multimídia de 13,2 polegadas oferecem integração sem fio com smartphones e modos de exibição nostálgicos, agradando tanto os fãs antigos quanto os novos.
Custo x Benefício: 4/5
Com preço de R$ 529.000, o Mustang GT entrega exclusividade, performance e herança histórica. Contudo, é um investimento elevado, restrito a entusiastas apaixonados pelo modelo e por esportivos a combustão.