quarta-feira, 18 dezembro , 2024
28 C
Recife

Scania e Necta Gás Natural lançam plano integrado de descarbonização para frotas pesadas

Parceria estratégica visa reduzir até 95% das emissões de CO₂ com biometano e gás natural, oferecendo economia operacional e novas soluções logísticas.

Em parceria com a Scania, a Necta Gás Natural apresentou um plano integrado para descarbonização de frotas pesadas durante o evento “Scania Day: Rumo à Descarbonização”, destacando soluções baseadas em biometano e gás natural.

O evento, realizado na sede da Scania em São Bernardo do Campo, reuniu grandes players do setor, como agronegócio, redes de postos, distribuidoras de gás e transportadoras. O objetivo principal é promover a transição energética do diesel para combustíveis sustentáveis como o gás natural e o biometano, capazes de reduzir até 95% das emissões de CO₂.

- Publicidade -

A Necta, que atua em uma região estratégica com 375 municípios em SP, MG, MS e PR, ressaltou o potencial das 135 usinas para a produção de biometano derivado da cana-de-açúcar. A empresa também projeta 2.000 caminhões movidos a gás em operação nos próximos cinco anos, com infraestrutura robusta de abastecimento e tarifas especiais para frotistas.

Durante o evento, a Scania reforçou sua liderança no segmento de caminhões movidos a gás e/ou biometano. Desde 2019, a marca já comercializou mais de 1.400 unidades no Brasil. A nova aposta é o Scania GH 460 6×2, que oferece potência de 460 cavalos e autonomia de 650 km, ideal para atender o agronegócio em médias distâncias.

O CEO da Necta, José Eduardo Moreira, destacou a competitividade do gás natural frente ao diesel e a importância do plano integrado para conectar produtores, distribuidores e transportadores em uma cadeia mais sustentável. A aprovação recente da isenção do IPVA para veículos movidos a gás natural e biometano no Estado de São Paulo, válida de 2024 a 2028, foi apontada como um incentivo fundamental.

- Publicidade -

A Rumo Logística, participante do evento, ressaltou que a substituição do diesel pelo gás fortalece a sustentabilidade em todas as etapas do transporte. Já a Scania, representada por Alex Nucci, afirmou que 10% a 15% dos caminhões vendidos nos próximos cinco anos serão movidos a gás, com foco na transição energética.

Os motores a gás da Scania, do tipo Ciclo Otto, são projetados especificamente para o combustível, garantindo baixo ruído, desempenho confiável e manutenção com garantia de fábrica. As potências variam entre 280 e 460 cv, com foco em médias e longas distâncias.

A integração de soluções entre Scania e Necta demonstra que a logística sustentável é uma realidade, oferecendo uma alternativa eficiente ao diesel e contribuindo diretamente para as metas de descarbonização do Brasil.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno