quinta-feira, 15 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Scania e Necta Gás Natural lançam plano integrado de descarbonização para frotas pesadas

Parceria estratégica visa reduzir até 95% das emissões de CO₂ com biometano e gás natural, oferecendo economia operacional e novas soluções logísticas.

Em parceria com a Scania, a Necta Gás Natural apresentou um plano integrado para descarbonização de frotas pesadas durante o evento “Scania Day: Rumo à Descarbonização”, destacando soluções baseadas em biometano e gás natural.

O evento, realizado na sede da Scania em São Bernardo do Campo, reuniu grandes players do setor, como agronegócio, redes de postos, distribuidoras de gás e transportadoras. O objetivo principal é promover a transição energética do diesel para combustíveis sustentáveis como o gás natural e o biometano, capazes de reduzir até 95% das emissões de CO₂.

- Publicidade -

A Necta, que atua em uma região estratégica com 375 municípios em SP, MG, MS e PR, ressaltou o potencial das 135 usinas para a produção de biometano derivado da cana-de-açúcar. A empresa também projeta 2.000 caminhões movidos a gás em operação nos próximos cinco anos, com infraestrutura robusta de abastecimento e tarifas especiais para frotistas.

Durante o evento, a Scania reforçou sua liderança no segmento de caminhões movidos a gás e/ou biometano. Desde 2019, a marca já comercializou mais de 1.400 unidades no Brasil. A nova aposta é o Scania GH 460 6×2, que oferece potência de 460 cavalos e autonomia de 650 km, ideal para atender o agronegócio em médias distâncias.

O CEO da Necta, José Eduardo Moreira, destacou a competitividade do gás natural frente ao diesel e a importância do plano integrado para conectar produtores, distribuidores e transportadores em uma cadeia mais sustentável. A aprovação recente da isenção do IPVA para veículos movidos a gás natural e biometano no Estado de São Paulo, válida de 2024 a 2028, foi apontada como um incentivo fundamental.

- Publicidade -

A Rumo Logística, participante do evento, ressaltou que a substituição do diesel pelo gás fortalece a sustentabilidade em todas as etapas do transporte. Já a Scania, representada por Alex Nucci, afirmou que 10% a 15% dos caminhões vendidos nos próximos cinco anos serão movidos a gás, com foco na transição energética.

Os motores a gás da Scania, do tipo Ciclo Otto, são projetados especificamente para o combustível, garantindo baixo ruído, desempenho confiável e manutenção com garantia de fábrica. As potências variam entre 280 e 460 cv, com foco em médias e longas distâncias.

A integração de soluções entre Scania e Necta demonstra que a logística sustentável é uma realidade, oferecendo uma alternativa eficiente ao diesel e contribuindo diretamente para as metas de descarbonização do Brasil.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008