O Nissan Sentra Advance 2025 chegou ao mercado brasileiro com design refinado e um pacote de segurança robusto, mas será suficiente para enfrentar o líder Toyota Corolla?
O Nissan Sentra Advance 2025 mantém a proposta de ser um sedã que alia conforto e segurança, sem perder a sofisticação. Após uma reestilização discreta, o modelo apresenta mudanças pontuais no design, como uma nova grade frontal com detalhes em preto brilhante e o logotipo atualizado da marca. Apesar de sutis, essas alterações conferem um ar renovado ao veículo e o ajudam a se manter competitivo em um mercado cada vez mais dinâmico.
Com 2,71 metros de entre-eixos, o Sentra oferece um espaço interno generoso, especialmente para os ocupantes do banco traseiro. O ajuste da suspensão é um dos destaques, proporcionando conforto mesmo em ruas esburacadas. Contudo, a única entrada USB traseira pode ser um incômodo para passageiros que precisam carregar dispositivos simultaneamente, um detalhe que o coloca em desvantagem frente a concorrentes que oferecem mais conectividade.
O modelo Advance chega ao Brasil com um robusto pacote de segurança. Monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e assistente de prevenção de mudança de faixa são itens de série, além de seis airbags. Ainda assim, o Toyota Corolla, com seu airbag adicional, mantém vantagem nesse aspecto crucial para muitos consumidores.
Internamente, o acabamento do Sentra Advance é discreto e funcional, mas não transmite a sofisticação esperada em um veículo de mais de R$ 160 mil. A central multimídia de 8 polegadas, combinada a um painel de instrumentos parcialmente analógico, pode parecer ultrapassada, especialmente em comparação com sedãs mais modernos. Além disso, a ausência de freio de estacionamento eletrônico e a conexão por cabo para Apple CarPlay e Android Auto podem ser vistos como limitações em um mercado que prioriza tecnologias intuitivas e práticas.
Sob o capô, o Sentra Advance mantém a motorização 2.0 aspirada de 151 cv e 20 kgfm de torque, suficiente para o uso diário, mas que não empolga quando se trata de performance. Em tempos de motores turbo dominando o segmento, o modelo da Nissan alcança o 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, uma marca modesta diante de rivais mais potentes e ágeis.
A condução, entretanto, é onde o Sentra se destaca. A estabilidade em curvas e o conforto ao volante fazem do sedã uma excelente escolha para trajetos urbanos e rodoviários. O consumo também é satisfatório, com médias de 11 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada, embora alcançar essas marcas dependa de um estilo de direção mais moderado.
No contexto do mercado brasileiro, o Nissan Sentra Advance 2025 apresenta qualidades que agradam, como segurança, espaço interno e conforto. No entanto, ao enfrentar o peso-pesado Toyota Corolla, o modelo ainda carece de elementos mais modernos e performance mais robusta para atrair um público mais exigente. Para quem prioriza conforto e tradição, o Sentra continua sendo uma escolha confiável, mas com pontos que merecem atenção.
AVALIAÇÃO MECÂNICA ONLINE – Nissan Sentra Advance 2025
Motor: 3.5/5
O motor 2.0 aspirado entrega 151 cv e 20 kgfm de torque, desempenho suficiente para o uso diário, mas abaixo do esperado em comparação com concorrentes equipados com motores turbo.
Transmissão: 4/5
A transmissão CVT proporciona suavidade e eficiência em velocidades constantes, mas não favorece respostas rápidas, comprometendo a performance em retomadas e ultrapassagens.
Itens de Série: 4.5/5
O modelo oferece monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e assistente de prevenção de mudança de faixa. No entanto, a ausência de freio de estacionamento eletrônico e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay deixa a desejar.
Espaço Interno: 5/5
Com 2,71 metros de entre-eixos, o Sentra proporciona amplo espaço para os passageiros traseiros, sendo um dos destaques em conforto para a categoria.
Conforto: 4.5/5
O acerto de suspensão privilegia uma condução confortável e suave, mesmo em ruas irregulares. O ambiente interno é silencioso e bem isolado, mas a entrada USB única no banco traseiro é um ponto negativo.
Segurança: 4/5
Equipado com seis airbags e tecnologias de assistência, o Sentra oferece um bom nível de segurança. Contudo, a concorrência, como o Corolla, supera ao incluir um airbag extra.
Eficiência Energética: 4/5
Os números de consumo são bons, com médias de 11 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada, mas atingir esses valores na prática pode ser desafiador dependendo do estilo de condução.
Manutenção: 4/5
A tradição da Nissan em oferecer veículos confiáveis sugere que o custo de manutenção será competitivo, mas o preço inicial elevado pode desanimar.
Design: 4.5/5
Embora mantenha um visual agressivo e moderno, a reestilização foi discreta e pode passar despercebida. A concorrência apresenta designs mais ousados e sofisticados.
Conectividade: 3.5/5
A central multimídia de 8 polegadas e o painel analógico parecem ultrapassados. A ausência de conexão sem fio para smartphones é outro ponto que prejudica a experiência tecnológica.
Custo x Benefício: 3.5/5
Por R$ 162.690, a versão Advance entrega conforto e segurança, mas perde apelo frente ao Corolla, que oferece mais tecnologia e melhor desempenho pelo preço.