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Nova Amarok fica abaixo das expectativas no Latin NCAP: saiba por quê

Picape produzida na Argentina alcança desempenho limitado no Latin NCAP, destacando oportunidades para melhorias em segurança ativa e assistência ao motorista.

A Volkswagen Nova Amarok, fabricada na Argentina e destinada exclusivamente à América Latina, recebeu três estrelas nos testes do Latin NCAP, evidenciando um desempenho seguro em algumas áreas, mas com ressalvas importantes em tecnologias de assistência ativa.

A Volkswagen Nova Amarok, desenvolvida para o mercado latino-americano e produzida na Argentina, foi avaliada pelo Latin NCAP e alcançou três estrelas nos testes de segurança. A picape, equipada com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série, demonstrou desempenho satisfatório em algumas áreas, mas revelou limitações que impediram uma classificação superior.

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A avaliação analisou o modelo em situações de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste e proteção contra chicotada cervical (whiplash), além de sistemas como proteção para pedestres, assistência à segurança e tecnologias de prevenção de colisões. Apesar de apresentar estrutura estável e proteção adequada em diversos cenários, a picape teve desempenho marginal em alguns critérios, especialmente relacionados à segurança ativa.

Nos testes de impacto frontal, a Amarok apresentou proteção marginal para o peito do motorista, enquanto o peito do passageiro foi protegido de forma adequada. No impacto lateral, os airbags de cortina e laterais garantiram boa proteção. Já no impacto lateral de poste, a proteção para o tórax foi considerada adequada, destacando a eficiência estrutural do veículo.

A segurança para ocupantes infantis foi um dos pontos fortes do modelo. Com cadeirinhas instaladas no sentido contrário ao movimento e ancoragens ISOFIX, a Amarok proporcionou proteção total para crianças, alinhando-se às melhores práticas globais. Na proteção para pedestres, o capô ofereceu boa proteção para a cabeça, enquanto as áreas superiores e inferiores das pernas também tiveram avaliações positivas.

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Por outro lado, a ausência de tecnologias ativas de segurança impactou negativamente a classificação do modelo. O sistema de Alerta de Colisão Frontal, disponível como opcional, mostrou bom desempenho, mas não conta com frenagem automática de emergência (AEB) – o que impediu uma pontuação mais alta. O mesmo ocorreu com o Aviso de Saída de Faixa (LSS), que apenas alerta o motorista, sem corrigir a trajetória do veículo.

De acordo com o Latin NCAP, a adição de sistemas ativos, como frenagem autônoma e assistência à permanência em faixa, poderia elevar significativamente a classificação do modelo. No entanto, as versões mais básicas, como a testada, refletem um nível de segurança mais limitado.

É importante destacar que a Nova Amarok avaliada pelo Latin NCAP é exclusiva para a América Latina e não corresponde aos modelos vendidos em outros mercados globais. A entidade recomenda que os consumidores priorizem versões equipadas com tecnologias avançadas de assistência ao motorista, como AEB, LSS e detecção de ponto cego (BSD).

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O Latin NCAP reforçou que a avaliação foi realizada voluntariamente pela Volkswagen, reconhecendo o compromisso da marca em submeter seus veículos ao crivo dos testes. Contudo, a classificação de três estrelas evidencia a necessidade de avanços em segurança ativa para atender aos padrões globais mais exigentes e oferecer maior proteção aos consumidores da região.

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