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BYD Dolphin: desgaste dos pneus em menos de 14 mil km acende alerta para elétricos

Teste de longa duração da Quatro Rodas revela desgaste acentuado nos pneus dianteiros do BYD Dolphin, evidenciando os desafios de manutenção em veículos elétricos.

Os pneus do BYD Dolphin, modelo 100% elétrico, apresentaram desgaste significativo em apenas 13.740 km rodados, destacando a importância da manutenção preventiva em veículos elétricos.

Equipado com pneus da marca Chao Yang, o BYD Dolphin apresentou desgaste acentuado no eixo dianteiro, reduzindo os sulcos de 6,7 mm para 2,7 mm, próximo ao limite legal de segurança. Os pneus traseiros mantiveram sulcos de 6 mm, reforçando que o eixo de tração sofre maior impacto, um comportamento esperado em veículos com tração dianteira, mas preocupante considerando a baixa quilometragem.

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O principal fator para o desgaste é o torque instantâneo, característica inerente aos motores elétricos. Diferentemente dos motores a combustão, que entregam torque de forma gradual, o Dolphin disponibiliza seus 18,4 kgfm instantaneamente, aumentando a tração nos pneus dianteiros. Associado ao peso extra das baterias, localizadas no assoalho, o esforço sobre os pneus é ainda maior, especialmente em condições urbanas com arrancadas frequentes e frenagens intensas.

Os custos de manutenção também chamaram atenção. O serviço de alinhamento, balanceamento e rodízio, recomendado a cada 12 mil km, foi realizado na concessionária BYD Dahruj Aeroporto por R$ 350. Apesar do atendimento eficiente, foi necessário apresentar a nota fiscal do veículo para cadastro, algo incomum no padrão de serviços automotivos no Brasil.

Além dos pneus, o teste revelou peculiaridades no sistema de desembaçamento do para-brisa, que inicia o processo pelo lado do passageiro, algo explicado pela concessionária como uma característica de projeto.

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A eficiência energética do Dolphin, no entanto, continua sendo um ponto forte. Com consumo médio de 6,1 kWh/100 km no último mês e uma média geral de 6,6 kWh/100 km, o modelo mantém seu apelo econômico. Os custos de recarga, que somaram R$ 697,34, confirmam sua viabilidade no uso diário, com um consumo total de 406,08 kWh ao longo de 28 horas e 33 minutos de carregamento.

Ainda assim, o desgaste acelerado dos pneus alerta para a necessidade de ajustes na condução. Planejar uma direção mais suave, evitando acelerações bruscas e frenagens excessivas, pode ajudar a prolongar a vida útil dos componentes.

Apesar dos desafios, o BYD Dolphin reforça o avanço dos elétricos no mercado brasileiro, oferecendo revisões gratuitas até 100 mil km e um seguro anual acessível, avaliado em R$ 1.570. O caso do desgaste dos pneus, porém, serve como lembrete para os proprietários de que as características dos veículos elétricos exigem cuidados específicos na manutenção e no uso cotidiano.

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Por Que o Desgaste é Diferente em Veículos Elétricos? Os carros elétricos, como o BYD Dolphin, apresentam características que os diferenciam significativamente dos veículos com motores a combustão no que diz respeito ao desgaste dos pneus. A principal causa está no torque instantâneo proporcionado pelos motores elétricos, característica comum de qualquer veículo com tração elétrica.

Enquanto um motor a combustão precisa aumentar as rotações gradualmente para entregar potência, o motor elétrico gera todo o torque disponível assim que o pedal do acelerador é pressionado. No caso do Dolphin, isso significa 18,4 kgfm de torque imediatamente disponíveis, o que resulta em maior tração e, consequentemente, maior esforço nos pneus dianteiros.

Além disso, os veículos elétricos costumam ser mais pesados que os modelos equivalentes a combustão devido às baterias, que representam uma parte significativa de seu peso. O BYD Dolphin, por exemplo, carrega suas baterias no assoalho, o que melhora o centro de gravidade, mas também aumenta a carga sobre os pneus, especialmente em freadas e curvas.

Esses fatores combinados — torque instantâneo e peso adicional — fazem com que os pneus de um carro elétrico sofram maior desgaste, particularmente no eixo de tração. Esse desgaste é ainda mais evidente em situações de arrancadas frequentes, rodagem urbana e frenagens intensas.

E agora, o que fazer? A escolha dos pneus ideais para um veículo elétrico é fundamental para garantir segurança, eficiência e durabilidade. Diferentemente dos carros a combustão, os veículos elétricos possuem características únicas, como maior peso devido às baterias e torque instantâneo, que impactam diretamente o desempenho e a vida útil dos pneus.

Por isso, optar por pneus específicos para EVs é uma decisão estratégica. Esses modelos são projetados para suportar o peso adicional, apresentam estruturas reforçadas e têm compostos de borracha mais resistentes, capazes de lidar com as demandas geradas pelas arrancadas rápidas e pelo torque elevado. Além disso, possuem baixa resistência ao rolamento, o que melhora a eficiência energética e contribui para maior autonomia, além de um design que reduz o ruído, aproveitando a maior quietude dos carros elétricos.

Ao escolher pneus para um veículo elétrico, é essencial verificar o índice de carga, garantindo que eles suportem o peso do carro sem comprometer a segurança ou a durabilidade. A banda de rodagem deve oferecer aderência eficiente em diferentes condições climáticas, além de minimizar o desgaste, especialmente em uso urbano, onde arrancadas e frenagens são frequentes. A segurança em pisos molhados também merece atenção, já que o peso adicional pode aumentar a distância de frenagem. Assim, pneus com boa classificação de aderência em chuva são indispensáveis para evitar aquaplanagem e melhorar o controle.

Outro fator importante é priorizar pneus com alta eficiência energética. Modelos com baixa resistência ao rolamento não apenas aumentam a autonomia, mas também reduzem os custos operacionais. Além disso, a escolha de pneus com baixo nível de ruído garante uma experiência de condução mais confortável, uma vez que, sem o barulho do motor a combustão, os sons dos pneus se tornam mais perceptíveis em veículos elétricos.

Muitos fabricantes oferecem linhas específicas para EVs, como Michelin e.Primacy, Pirelli P Zero Elect e Bridgestone Turanza EV, que são projetadas para atender às necessidades exclusivas desses veículos. Também é importante seguir as recomendações do fabricante do carro, já que alguns modelos possuem pneus homologados que garantem compatibilidade e desempenho otimizados. Além disso, manter a pressão dos pneus na faixa recomendada é essencial para reduzir o desgaste, melhorar a eficiência energética e assegurar a segurança, sendo o monitoramento regular uma prática indispensável.

Embora os pneus específicos para veículos elétricos possam ter um custo inicial mais elevado, eles oferecem benefícios significativos, como maior durabilidade e economia de energia. Essa escolha não apenas assegura o melhor desempenho do veículo, mas também proporciona uma experiência de condução mais segura, eficiente e confortável, fazendo deles um investimento vantajoso a longo prazo.

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