A primeira semana do Rally Dakar 2025 mostrou a resistência e o desempenho impressionante da Ford Raptor T1+, com a marca conquistando o terceiro lugar geral e o quinto lugar, apesar dos desafios extremos da competição.
O Rally Dakar 2025 entrou na sua fase de desafios intensos, com a Ford se destacando no cenário mundial da competição off-road mais difícil do planeta. Com a corrida já ultrapassando a metade de seu percurso, a equipe Ford ocupa o terceiro lugar geral com Mattias Ekström e o navegador Emil Bergkvist, e o quinto lugar com Mitch Guthrie Jr. e Kellon Walch.
A competição deste ano, realizada na Arábia Saudita, tem mostrado todo o seu poder de resistência aos pilotos e máquinas, e não foi diferente para a Ford Raptor T1+. Em uma das cenas mais dramáticas da prova, o tetracampeão e atual campeão, Carlos Sainz, sofreu uma capotagem durante a etapa 48h Chrono, mas, surpreendentemente, completou o percurso com o veículo danificado, sem para-brisa e com partes da carenagem danificadas. No entanto, a FIA determinou sua retirada da prova devido a danos na gaiola de segurança, seguindo o regulamento da competição. Mesmo assim, o incidente foi um grande exemplo da resistência da Ford Raptor T1+.
Mattias Ekström, ex-campeão de Rallycross, tem mostrado grande habilidade e consistência, mantendo-se competitivo desde o início e alcançando segundo lugar no Prólogo e na sétima etapa. Já Mitch Guthrie Jr., um dos jovens talentos da competição, subiu progressivamente na classificação da categoria Ultimate T1+, destacando-se com um terceiro lugar na sétima etapa, consolidando sua posição em quinto lugar geral.
Com mais de 8.000 km a serem percorridos, o Rally Dakar é uma verdadeira maratona de resistência, com dunas, desertos e planícies rochosas. A edição de 2025 está sendo especialmente desafiadora, com rotas de difícil navegação e poucas referências para os competidores. Cada etapa é cronometrada e as equipes enfrentam as dificuldades de navegar com um roadbook e uma bússola fornecidos minutos antes da partida. Como afirma Michael Norton, gerente do programa Ford Performance Off-Road, “É como estar num oceano de areia, sem pontos de referência. É necessário ter um veículo robusto e preparado para o terreno severo”.
A Ford Raptor T1+, com seu motor V8 Coyote e suspensão avançada equipada com amortecedores Fox ajustáveis, é projetada para enfrentar esses desafios com excelência. A marca tem como objetivo mostrar ao mundo que a Raptor T1+ é a picape mais capaz do mundo, levando esse conhecimento e aprendizado de engenharia para os produtos que chegam aos clientes.
Michael Norton ainda destaca: “Nosso propósito com esse programa é mostrar que podemos competir no mais alto nível do off-road. Tudo o que aprendemos aqui, aplicamos nos nossos veículos para garantir que eles sejam ainda mais eficientes e resistentes, para nossos clientes”.
Essa edição do Rally Dakar 2025 tem sido um verdadeiro campo de testes para a Ford e sua picape Raptor T1+, reafirmando sua posição de liderança no setor off-road e a resistência de seus veículos, que continuam impressionando a todos com seu desempenho e confiabilidade.